quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Fábio Braga traça paralelo entre coronavírus e outras doenças


Fábio Braga comparou as consequências da pandemia do novo coronavírus com as de doenças como a gripe espanhola e a Aids

O deputado Fábio Braga (SD) traçou, na sessão desta quarta-feira (26), um paralelo entre a gripe espanhola (que causou mais de 50 milhões de mortes entre os anos de 1918 e 1920), a Aids (da década de 1980, que também provocou milhares de mortes no mundo inteiro) e o novo coronavírus, que ainda é um grande desafio para a ciência.

Sobre a gripe espanhola, ele lembrou a morte do presidente da República Rodrigues Alves, em janeiro de 1919. Ele tinha sido eleito e acabou não tomando posse vitimado pela doença. “Naquele período, a comunicação era incipiente e a repercussão não foi tanta como agora", disse, frisando ainda que, na década de 1980, a Aids estabeleceu modificações comportamentais e aterrorizou as pessoas, até que a descoberta de fórmulas eficazes para o seu tratamento.

Com relação ao novo coronavírus, Fábio Braga destacou que a sociedade deverá sair mais fortalecida, após a descoberta de uma vacina. “Já se observa que houve uma brusca mudança no comportamento social com essa pandemia. As famílias estão mais unidas, as viagens foram reduzidas e o povo brasileiro está preocupado com essa situação. Há uma mudança de cunho social e cultural em andamento. Novos métodos estão sendo adotados em todas as áreas”.

E prosseguiu: “Aqui na Assembleia Legislativa, tivemos problemas com a Covid-19, pois vários colegas foram contaminados e perdemos o deputado José Gentil, em pleno exercício do mandato. Destaco, ainda, a morte dos ex-deputados Ricardo Archer e Sálvio Dino, este último pai do governador Flávio Dino. São perdas irreparáveis, assim como vem acontecendo com pessoas de todos os segmentos da sociedade”.

Eleições

“Estamos num período de eleições. E, este ano, o Brasil inteiro escolherá seus prefeitos e vereadores. Será um pleito diferente, em que não poderá haver aglomerações e até o sistema de votação será modificado, tudo para se evitar o contágio da doença. Com isso, além de minha preocupação com o problema, sei que o Brasil emergirá desta crise na saúde fortalecido na área tecnológica, uma vez que a tecnologia é grande aliada no combate ao vírus”, destacou o deputado.

Fábio Braga assinalou ainda que não é hora de se afrouxar as regras de prevenção à Covid-19, por entender que o vírus continua a se espalhar nos locais onde as medidas sanitárias adotadas pelas autoridades estão sendo descumpridas.

Ele disse que, no Maranhão, o governador Flávio Dino continua fazendo um trabalhou louvável, para evitar a proliferação da doença. E que a ciência deverá anunciar, dentro de pouco tempo, uma vacina eficaz.

Sálvio Dino

Fábio Braga encerrou seu pronunciamento lembrando um episódio que ilustra o brilho intelectual do ex-deputado Sálvio Dino. “Fui procurado, anos atrás, pelo doutor Sálvio, em minha sala, na Universidade Ceuma, para tratar de um assunto relacionado a uma pessoa de seu círculo de amizade, lá da cidade de João Lisboa, e, na oportunidade, ele observou o livro “Perto da Meia Noite”, uma obra do escritor maranhense Josué Montello, que estava na prateleira. Ainda não havia começado a leitura da obra e ele, simplesmente, me fez uma resenha completa do romance, o que me deixou impressionado com tamanha cultura”, relembrou Fábio Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário