terça-feira, 1 de setembro de 2020

Destaque no isolamento social, home office tem potencial de expansão pós-pandemia


Supervisora de atração e seleção da VLI, Kenya Consceição, explica como a empresa tem fortalecido a relação com os empregados com o trabalho à distância

Durante a pandemia da Covid-19 a rotina de trabalho dos mais diversos segmentos foi alterada consideravelmente e o home office foi adotado por grande parte das empresas. Apesar de não ser uma novidade, o método de trabalho remoto acabou se popularizando neste período em que o isolamento social é imprescindível e nesse processo tem sido cada vez maior a aprovação do home office por funcionários e gestores.

Pesquisas demonstram, inclusive, um potencial de expansão do trabalho remoto após o período de pandemia, como mostrou um estudo realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde 70% dos entrevistados demonstraram interesse em continuar no home office.

A modalidade de trabalho à distância possui diversas vantagens e pode ser potencializada por empresas e gestores. Além da disponibilidade dos funcionários, um ponto importante para tornar a prática de trabalho à distância cabe aos gestores. De acordo com profissionais da área, é preciso oferecer suporte aos colaboradores que atuam remotamente, desde apoio técnico, ofertando computadores e acesso à internet, por exemplo aos cuidados com a saúde física e mental dos trabalhadores.

Esse é, inclusive, o procedimento praticado pela VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário de São Luís – desde que o home office precisou ser amplamente implementado na empresa, que já executava o trabalho remoto em uma escala de pessoal e tempo menor.

Para garantir as melhores condições de atividades, uma série de ações incrementaram a relação entre a companhia e seus colaboradores, entre elas a criação do Alô

Saudavelmente, um canal para que os funcionários tenham suporte profissional para queixas relacionadas à saúde física e psicológica. “A empresa também ofereceu suportes para que o trabalho remoto ficasse ainda melhor, como o kit ergonômico, contendo cadeira, mouse, teclado, para possibilitar o bem estar físico dos empregados”, explicou Kenya Consceição, supervisora de atração e seleção da VLI.

A VLI está realizando, durante todo o período, conversas em grupo e individuais, assim como palestras, abordando temas variados sobre a nova rotina. Esses foi o caminho encontrado pela companhia para que o desempenho dos funcionários permaneça otimizado, até mesmo, quando todos estão fisicamente distantes da empresa, que se destaca pela boa relação com seus colaboradores. “Realizamos uma pesquisa interna e 85% dos nossos empregados avaliaram o home office como positivo e que a prática deveria continuar. Este é um indicativo de que estamos no caminho certo”, frisou Consceição.

SOBRE A VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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