quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Alerta de segurança com fogos de artificio nas comemorações do ano novo


A Equatorial Maranhão orienta sobre as medidas preventivas para evitar acidentes próximos a rede elétrica neste período do ano

Com a chegada do final de ano aumentam as possibilidades de acidentes envolvendo fogos de artifícios e a rede elétrica, durante as comemorações. Esse período marcado pelas reuniões familiares, também significa uma crescente compra e manuseio de fogos de artificio, e portanto, requer uma atenção maior sobre as medidas de segurança. Os riscos associados ao uso de fogos de artificio próximos da rede elétrica incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de energia até situações fatais.

Pensando na segurança de todos nesse período, a Equatorial Maranhão listou algumas orientações e medidas preventivas para evitar acidentes envolvendo proximidade de fogos de artifícios e a rede elétrica. Assim as comemorações de final ano serão seguras e ainda mais bonitas.

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túlio, explica sobre os potenciais perigos que a prática de queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. “Não podemos descuidar, fique atento na hora de soltar os fogos, pois em contato com a rede elétrica além de causar interrupções no fornecimento, também pode ocasionar acidentes graves para as pessoas que estejam próximas no momento”, comentou.

Para que as festividades da chegada de 2021 sigam com segurança, confira a lista:

Não soltar os fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica;
As bombas e fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;
Todo o material deve ter certificado de garantia;
Nunca deixe os explosivos no bolso;
Jamais acenda bombas próximo a face;
Não estoque fogos em sua casa;
Nunca acenda bombas e rojões na mão;
Se o foguete falhar não tente acender de novo;
Solte um fogo por vez e ao ar livre;
Não acenda os fogos perto da rede elétrica;
Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;

É importante lembrar que bombas, fogos e rojões só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade.

Outras orientações:

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que a população isole o local e ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193, para que a vítima receba os devidos cuidados, e acione imediatamente a distribuidora através da Central 116.

Plano operacional para o fim de ano:

Durante as festividades de final de ano serão quase 500 equipes e 2.007 profissionais, entre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas, em regime de plantão, para assegurar eficiência no atendimento em todo estado. As equipes estão distribuídas em pontos estratégicos na capital e no interior, e estarão equipadas com tecnologia de última geração para agilizar o contato com o Centro de Operações Integradas (COI). O plano teve início no dia 24/12 e vai até o dia 03/01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário