sábado, 30 de janeiro de 2021

Cézar Bombeiro e os 32 anos do primeiro concurso público para agentes e inspetores penitenciários do Estado


O policial penal Cézar Bombeiro fez hoje uma ampla reflexão sobre os 32 anos do primeiro concurso público para agentes e inspetores penitenciários do Maranhão, em que foram aprovados 160 agentes e 40 inspetores. Lembrou de todos os amigos com que esteve lado a lado lutando por direitos e dignidade dos servidores do Sistema Penitenciário, de ter sido um dos fundadores da Associação dos Agentes Penitenciários e do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Maranhão e do quanto lhe foi salutar os movimentos pela valorização dos servidores públicos.

Cézar Bombeiro se recorda com muita efervescência ao enfrentamento ao autoritarismo pela garantia de direitos e destaca a perseguição lhe imposta por incompetentes e subservientes, muitas das quais com o objetivo de forçar a sua demissão do serviço público, mas mesmo assim não arrefeceu e reconhece hoje, que tudo foi possível em razão de uma unidade conquistada com todos os colegas guerreiros, em que cada um teve papel de grande importância para a consolidação da categoria. Foram muitas as ocasiões de movimentações tensas, outras tristes e a maioria vitoriosa, mesmo quando acreditamos que poderíamos perder, nos agigantamos e vencemos.

Salienta que mesmo nas ocasiões em que a maioria colocou a vida em risco e ele na frente como líder, diz que nunca se arrependeu de nada e muito pelo contrário se houver necessidade não hesitará em ir para piquetes e fazer discursos inflamados. Hoje tenho a honra de dizer que fui um dos lideres que ajudou a construção e o reconhecimento a nível nacional do sindicalismo penitenciário do Maranhão.

Do começo ao fim estive na luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional no Congresso Nacional para a criação da Polícia Penal e com a participação de outros bravos colegas do Maranhão, conquistamos o que para muita gente e até mesmo políticos era impossível.

As vitórias não são esquecidas pela euforia, mas a tristeza marca profundamente a perda de muitos colegas importantes e que foram de fundamental importância para a construção do Sindspem, dentre eles, Auro Austero Pereira de Azevedo, que teve a sua vida roubada pela covid-19, que demorou em cuidar da sua saúde pelo compromisso do dever com o Sistema Penitenciário. As fotos acima são de momentos inesquecíveis que vivem nas ilimitadas reservas do espírito do coração de todos nós que integramos o Sistema Penitenciário do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário