sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Zé Inácio recebe militantes do movimento negro e de religiões de matriz africana


O deputado Zé Inácio recebeu nesta quinta-feira (18) membros maranhenses da Coalizão Negra Por Direitos. A articulação nacional reúne mais de 170 organizações, coletivos e entidades históricas do movimento negro para promoção de ações conjuntas de incidência política nacional e internacional.

O grupo apresentou ao deputado documento, protocolado por eles na Assembleia, que solicita a criação do programa Renda Básica Permanente, que tem como objetivo combater a pobreza e ser destinado às ações de transferência de renda sem condicionalidades. E destina-se a todo adulto, criança e adolescente que atender os critérios do programa.

De acordo com o documento apresentado, o benefício terá valor de R$ 600,00 por mês.

Segundo dados do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), estima-se que a pobreza extrema atinge hoje cerca de 10% a 15% de brasileiros. Isso significa que a proporção de brasileiros vivendo na extrema pobreza (ou seja, com menos de US$ 1,90 por dia) dobrou em relação a 2019, quando a taxa foi de 6,5% da população.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,3% no trimestre de agosto a outubro de 2020 e atingiu 14,1 milhões de pessoas.

Representantes do movimento pediram apoio do deputado para a aprovação do projeto. Segundo Zé Inácio “a iniciativa do movimento é extremamente importante, tendo em vista que, com a atual crise que estamos enfrentando devido a pandemia, a população mais pobre e as minorias serão os mais atingidos, direta e indiretamente. Sabemos que o número de desempregados é alto e vem crescendo, daí a necessidade de um auxílio para essas famílias”.

Estiveram presentes:

Maria Isabel Castro – Sindicato das Trabalhadoras Domesticas do Maranhão

Josenira da Luz – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa e Rede de Mulheres da Amazônia

Josilene Brandão – Comitê Afro-Religioso

Biné Gomes – Federação de Umbanda

Pai Wendel Pinheiro – Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão – F.E.R.M.A, Ilê Axê Oba Izo

Luis Carlos - União de Negros pela Igualdade

Gisele Padilha – Rede de Religião Juventude de Terreiro da Liberdade Fé em Deus, Ilê Axê Toy Xapanã

Pai Jonathan de Xangô - Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – CENARAB , Coordenação Nacional De Entidades Negras – CONEN e Rede Amazônia Negra – RAN.

Katia Suelma Clovier Bezerra - Centro Espírita E Tambor De Mina Iansã E Oxóssi Caboclo Roxo

Ana Cristina Monteiro – Coletivo MA-MAPUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário