quinta-feira, 29 de abril de 2021

Auxílio emergencial catadores: Governo entrega cartões do benefício estadual em Açailândia


Secretário Jowberth Alves entregou o benefício para a catadora Edilene Santos (Foto: Letícia Castro)

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (29), a primeira etapa de entrega dos cartões para os catadores e catadoras de resíduos sólidos em Açailândia.

A entrega foi feita para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamarea) do município. Os beneficiários terão direito ao auxílio no valor de R$ 400,00 e poderão fazer o saque de metade do benefício e a outra parte será concedida em forma de débito para compras em supermercados, farmácias, materiais de construção e escolar.

A catadora Edilene Santos celebra a conquista do auxílio. “Chegou em bora hora! A nossa luta é grande. Há dias em que temos algo para fazer a captação dos resíduos e em outros dias não temos nada. Com o auxílio, teremos uma renda temporária fixa e que nos ajudará muito. Estou muito feliz e agradeço ao governador Flávio Dino pelo apoio”, afirmou.

O secretário da Setres, Jowberth Alves, se emociona ao falar da conquista para os catadores de resíduos sólidos. “O governo Flávio Dino é o governo que mais investe nos profissionais da catação no Brasil. O auxílio emergencial para categoria foi algo inédito no país e que se tornou exemplo. Um governo que cuida da saúde e da vida das pessoas”, explicou o gestor.

Além dos cartões para saque do auxílio, os catadores receberam doações de cestas básicas, kits de proteção individual para lida no trabalho, máscaras e kits de higiene.Os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis foram contemplados com o programa estadual (Foto: Letícia Castro)

Açailândia faz parte da primeira etapa do cronograma de entrega dos cartões, também haverá no município de Imperatriz.

Sobre o auxílio

O Programa de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses nasceu de uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário