segunda-feira, 7 de junho de 2021

DICAS PARA GARANTIR UMA ILUMINAÇÃO EFICIENTE, ACONCHEGANTE E CORRETA PARA CADA AMBIENTE


ARQUIETOS MARINA BOGÉA E MARCOS NUNES ALERTAM PARA OS VÁRIOS TIPOS DE ILUMINAÇÃO

A iluminação tem o papel de valorizar a arquitetura e seus elementos, sendo responsável por criar atmosferas no espaço de acordo com cada necessidade, podendo tornar o ambiente mais convidativo, intimista ou até estimular na produtividade. Não apenas na decoração, também é importante para atingir conforto, bem estar e desempenho do usuário. Para criar espaços adequados, é importante ter o auxílio de um profissional para proporcionar escolhas mais eficientes.

E para quem quer investir em iluminação, vale lembrar que as lojas do Grupo Potiguar estão com muitas ofertas durante o seu Festival de Elétrica e Iluminação, até essa terça, dia 08 de junho. Para dar uma ajuda, antes de planejar as compras, é bom conhecer os detalhes de um bom plano de luminotécnica, com dicas preparadas pelos arquitetos e sócios do escritório Por Metro Quadrado, Marina Bogea e Marcos Nunes.

Eles lembram que há formas diferentes de iluminar uma residência, por conta disso é importante entender qual será a atividade realizada em cada ambiente para assim definir os tipos de lâmpadas e efeitos que serão utilizados. É necessário saber se o ambiente vai precisar ter uma iluminação mais homogênea e uniforme pra auxiliar na percepção do ambiente como um todo, como o caso de espaços que exigem execução de tarefas, como cozinha, área de serviço, banheiros e escritórios.

Nesses espaços, pode-se utilizar uma luz central e o tamanho e quantidade de luminárias precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo. Sancas com iluminação embutida também podem ser utilizadas para garantir uma iluminação geral.

“Além da iluminação geral na cozinha, é interessante utilizar uma iluminação direcionada para a bancada para auxiliar nas tarefas do dia a dia, como spots ou fitas de LED que ficam embutidas na marcenaria. Já em uma sala de estar, por exemplo, é interessante mesclar uma iluminação indireta com a de destaque para criar ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes. Pode ser alcançada utilizando sancas, fitas de LED embutida em móveis, spots para destacar algum elemento (como quadros, revestimentos ou decoração), arandelas ou luminárias de piso. É possível criar diferentes atmosferas e cenários, de acordo com cada necessidade, a partir de diferentes circuitos e seções nos interruptores” explicam os arquitetos Marina Bogéa e Marcos Nunes.

Outra dica deles é sobre a sala de jantar. É importante escolher o tipo de pendente a ser utilizado para que não ofusque as pessoas e deve ter um difusor para espalhar a luz sobre o plano, sempre se atentando em instalar em uma altura para que ilumine preferencialmente, a mesa e os pratos. Além disso, também é importante escolher lâmpadas com baixa emissão de calor, proporcionando melhor conforto térmico. Além do pendente, também podemos utilizar sancas, perfil de LED ou spots no forro para garantir uma iluminação geral em uma sala.

Já ambientes de estar e dormitórios, que são locais de descanso e relaxamento, demandam uma iluminação mais acolhedora e, por conta disso, necessitam de uma menor quantidade de luz comparado com áreas de trabalho. Pode-se utilizar uma iluminação geral, como plafons ou sancas e pendentes na lateral da cama para auxílio de leitura. Para tornar um ambiente confortável, é preciso associar a iluminação com os materiais de acabamentos que vão dar forma e significado ao espaço. Por exemplo, alguns materiais como tecidos, estofados volumosos, tapetes, tons amadeirados e uma decoração mais leve trazem uma sensação de “aconchego” por aquecerem o espaço e isto está relacionado ao “sentir-se bem”, pois proporciona boa sensações ao estar no ambiente.

E vale lembrar ainda da temperatura de cor, as tonalidades provocam sensações diferentes. Lâmpadas de cores mais quentes trazem uma sensação de aconchego em um ambiente mais intimista, que são bons para áreas onde o relaxamento é priorizado, como áreas sociais e de descanso. Nessas áreas, utiliza-se uma luz mais suave com temperatura de cor entre 2700K e 4000K. Já em locais onde há maior execução de tarefas pode-se optar por temperatura de cor entre 4000K e 6000K, pois locais em que demandam mais estímulo à produtividade, deve-se utilizar uma temperatura de cor mais alta. Mas a especificação das lâmpadas e luminárias vai depender do projeto luminotécnico e do orçamento disponível, sendo as lâmpadas de LED mais eficientes, por consumir mesmo energia. Há diversos modelos de LEDs disponíveis nas lojas Potiguar e isso permite a liberdade de criação dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário