quinta-feira, 24 de junho de 2021

Governo do Estado promove ação social em alusão às comemorações de 2 anos do Banco de Alimentos


Banco de Alimentos comemorou aniversário com ação social 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), realizou na quarta-feira (23) uma ação social na Associação Comunitária Vila Mauro Fecury II, em continuidade as comemorações dos 2 anos de funcionamento do Banco de Alimentos. A Associação Comunitária Vila Mauro Fecury II atende cerca de 80 crianças na faixa etária de 4 a 7 anos.

O titular da Sedes, deputado Márcio Honaiser, destaca o trabalho do Banco no sentido de levar alimento saudável a comunidades em vulnerabilidade.

“O Banco tem tido um papel fundamental neste período de pandemia, levando a cerca de 50 instituições uma alimentação saudável. Por isso volto a destacar o importante papel dos nossos parceiros. Em dois anos de funcionamento já arrecadamos mais de 500 toneladas e alimentos”, disse Márcio Honaiser.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, falou da importância da ação no sentido de orientar as pessoas assistidas pelo equipamento.
“Nós estamos hoje aqui em uma das instituições que são beneficiadas pelo Banco de Alimentos como parte do aniversário de 2 anos do Banco. Estamos trazendo ações de comemoração que vêm para orientar, sobre hábitos alimentares e combater o desperdício com o reaproveitamento alimentar”, explicou.

Ação

Durante o evento, que seguiu todos os protocolos sanitários, foram oferecidos: oficina chefes mirins, com educação alimentar para crianças; oficina sabores e saberes, abordando alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos; ação em saúde, além de serviços como aferição de glicemia, pressão arterial, orientação nutricional e social.

Para Lara Sophia, de 7 anos, que participou da oficina de chefes mirins, o curso fez com que ela repensasse sobre a reutilização dos alimentos que, a partir de agora, ela não irá mais desperdiçar.

“Eu aprendi com a oficina que aquela comida que a gente achava que não servia mais para alimentação, como por exemplo as cascas das frutas, podem ser sim reaproveitadas. Por exemplo, hoje eu aprendi a fazer brigadeiro de banana. Agora que já sei como fazer, vou ensinar meus pais, meus irmãos e meus amigos”, afirmou Lara Sophia.

Já José Pereira, 45 anos e morador Vila Mauro Fecury, aproveitou a ação para fazer uma avaliação na saúde.Oficina chefes mirins ensinou crianças sobre reaproveitamento alimentar

“Esta ação está sendo muito importante para todos nós moradores aqui do bairro. As vezes pra gente ir consultar lá no centro da cidade é muito mais difícil. Quero passar por todos os atendimentos disponibilizados e fazer um check up geral para saber como está minha saúde”, contou.

De acordo com Daniella Arraes, coordenadora do Banco de Alimentos, um dos objetivos destas ações é sair do local específico, onde fica situado o Banco, para chegar até as comunidades.

“Nesses dois anos, o Banco de Alimentos fez a diferença na vida de milhares de pessoas, principalmente durante a pandemia e, hoje, nós estamos trazendo diversas atividades para esta entidade. Nosso objetivo, além de orientar, é mostrar para estas pessoas que nós estamos comprometidos com elas”, disse Daniella Arraes

Banco

Desde a sua inauguração, o Banco de Alimentos já arrecadou mais de 500 toneladas de alimentos junto aos 74 parceiros do projeto. Cerca de 8.781 pessoas e 50 instituições foram beneficiadas com a distribuição dos mantimentos. Instalado no Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), em São Luís, o Banco possui equipe de nutricionistas, técnicos e demais profissionais que fazem a coleta, seleção, processamento e distribuição de alimentos que são captados junto à rede de doadores.

A ação social terá encerramento nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h, no Banco de Alimentos, na Ceasa, com mais atividade entre elas: apresentação de São João itinerante, vacinação e teste rápido de Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário