terça-feira, 15 de junho de 2021

MESTRE NACIONAL DE XADREZ NICOLAU LEITÃO: PAIXÃO & EXPERTISE PARA FORMAR NOVOS CAMPEÕES


Nicolau Duailibe Leitão, Mestre Nacional de Xadrez, que será técnico da nova escolia de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues.
ELE É O TÉCNICO DA NOVA ESCOLA DE XADREZ “LUIZ PINHO RODRIGUES”

Mais que uma modalidade desportiva, uma poderosa ferramenta pedagógica que entre outros benefícios promove o raciocínio lógico; auxilia na memória e concentração, desenvolve o poder de decisão, autocontrole, paciência, e até facilita na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Estamos falando do xadrez, modalidade que só cresce a cada dia, inclusive pela possibilidade de ser jogado online nesses tempos de pandemia. E engana-se quem pensa que trata-se de um jogo destinado somente a super dotados. A mini série “O Gambito da Rainha” fez sucesso mundialmente e alavancou ainda mais a democratização do xadrez mundialmente.

Por aqui, em alusão ao centenário de nascimento do Prof. Luiz Pinho Rodrigues, o Colégio Dom Bosco lança a sua nova escola de xadrez com o nome daquele que além de campeão universitário introduziu o jogo nas escolas maranhenses. Prof. Luiz Pinho era um entusiasta do xadrez e como técnico, ajudou a formar diversos campeões entre os alunos do Dom Bosco.
Nicolau com os irmãos, todos ex-alunos do Dom Bosco e campeões de xadrez em diversas edições do Jem´s representando a escola.

As aulas da nova escola de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues serão para níveis iniciante e avançado, à partir de 10 anos. E serão ministradas por Nicolau Duailibe Leitão, Mestre Nacional de Xadrez e ex-aluno e campeão de xadrez pelo Colégio Dom Bosco:
“Voltar ao Dom Bosco como técnico dessa escola em homenagem ao Prof. Luiz Pinho é uma honra. Meu pai foi aluno dele e com ele não só aprendeu a mover as peças e se tornar um jogador importante em sua época, como trouxe para a nossa família uma paixão que marcaria a mim e meus irmãos. Fomos todos ex- alunos do Dom Bosco e pela escola disputamos diversos Jem´s, conquistando vários títulos. Meu irmão Rafael Leitão foi campeão mundial duas vezes e até hoje segue sendo o número 1 do xadrez brasileiro”, lembra Nicolau.

Ele aprendeu a jogar com o pai aos seis e anos e aos nove já estava representando o Dom Bosco em competições. Era o começo de uma trajetória de vida marcada pelo xadrez.

Só de Jem´s Nicolau disputou oito edições, além de outros 22 campeonatos brasileiros. Nicolau Leitão foi vice - campeão brasileiro escolar e universitário; campeão maranhense absoluto por quatro vezes, e o maranhense mais novo a ganhar esse título aos 13 anos. Ele também foi campeão universitário pela UFMA quando estudava Comunicação Social. E a paixão pelo xadrez falou tão alto, que após formado, ele optou por trocar a carreira e um concurso federal na área de comunicação para dedicar-se ao ensino de xadrez. Em sua carreira como técnico, já formou vários campeões locais e nacionais.

E agora toda essa expertise, paixão e tradição no xadrez que Nicolau carrega, estarão à disposição dos alunos do Dom Bosco que desejarem praticar ou mesmo se iniciar nesse jogo de lógica e estratégia. A aula inaugural online da Escola de Xadrez Luiz Pinho Rodrigues será nessa terça – feira (15.06), com jogos experimentais em dois horários, às 15h e às 19h pela plataforma Zoom, para alunos do Dom Bosco já inscritos. Para mais informações ou inscrições consultar as redes sociais da escola @domboscosaoluis.

O Mestre Nacional de xadrez e técnico Nicolau Leitão lembra que o objetivo da escolinha será não só formar novos campeões da modalidade, mas acima de tudo, ajudar os alunos a atravessarem essa pandemia e a vida, com melhor controle emocional e mais habilidades fortalecidas pelo jogo.

“O xadrez ajudou a formar o meu caráter. Sou apaixonado pelo jogo e grato por tudo o que já conquistei com ele. Acredito muito no poder transformador do jogo de xadrez” enfatiza Nicolau Leitão, esperando disseminar entre mais pessoas esse amor pelo jogo de tabuleiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário