sábado, 10 de julho de 2021

Maxwell dos Santos promove live sobre revisionismo histórico


No dia 16 de julho, sexta-feira, o escritor e jornalista Maxwell dos Santos fará uma live em seu canal no YouTube, às 21 horas, onde conversará com o também professor Francisco Fernandes Ladeira, acerca dos documentários da Brasil Paralelo enquanto instrumentos de revisionismo histórico e desinformação, com viés bolso-olavista.

Grosso modo, revisionismo histórico é uma corrente historiográfica que prega uma visão alternativa àquela aceita pela maioria dos historiadores. Ademais, o revisionismo é uma corrente que nega os princípios elementares de verdade histórica. Logo, o revisionismo é negacionismo.

Os posicionamentos negacionistas estão a serviço das elites ou dos países, no caso do Brasil, em que ainda costuma chamar a ditadura civil-militar ocorrida entre 1964 a 1985 de revolução de 64, revolução democrática ou contrarrevolução, minimizando as torturas e mortes ocorridos dentro dos quartéis.

A história, enquanto ciência, precisa ser abordada sob os critérios de rigor e veracidade. Todavia, a abordagem revisionista está eivada pelo
uso político-ideológico, no afã de impor sua verdade como absoluta e incontestável.

Sobre Maxwell dos Santos

Maxwell dos Santos é brasileiro, nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017 e professor de Literatura Brasileira dos cursinhos populares Risoflora e Atitude. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo, licenciando em História pelo Centro Universitário Internacional, especialista em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação pela Faculdade de Educação Paulistana.

Sobre Francisco Fernandes Ladeira

Francisco Fernandes Ladeira é licenciado em Geografia pela Unipac (Universidade Presidente Antônio Carlos). Especialista em "Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade" pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Mestre em Geografia pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Durante dez anos foi articulista do Observatório da Imprensa, principal site brasileiro de crítica de mídia. Autor de cinco livros. Atualmente é coordenador da área de Geografia da Vicenza Edições Acadêmicas e doutorando em Geografia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

SERVIÇO:

Live sobre revisionismo histórico

Data: 16 de julho, às 21 horas



Relações com a imprensa

Maxwell dos Santos – Jornalista MTB 002605


+55 27 98843-2666 / +55 27 99943-3585

Nenhum comentário:

Postar um comentário