quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Augusto Lobato (PT) homenageia São Luís palco de lutas e conquistas


Hoje, 8 de setembro, é comemorado o aniversário de São Luís. A capital do Maranhão faz parte da chamada Ilha de Upaon Açu ou Ilha de São Luís, que contempla também os municípios de São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A cidade foi fundada pelos franceses em 1612, é formada na confluência dos rios Bacanga e Anil, e possui rica cultura, uma bela natureza para apreciar, terra fértil e águas abundantes. O Rufar dos tambores de São Luís e seus casarões tem um significado muito importante para nós que acreditamos na história de lutas do povo maranhense. Foi aqui palco de grandes batalhas. Uma das mais significativas foi a Revolta de Beckman.

A Revolta de Beckman ficou marcada na história brasileira como uma revolta que aconteceu no Estado do Maranhão e do Grão-Pará. Essa revolta começou em 1684 e estendeu-se até o ano seguinte, quando, então, foi contida pelas forças enviadas por Portugal.

A Revolta de Beckman aconteceu pela insatisfação da população de São Luís, no Maranhão, com o monopólio exercido pela Companhia de Comércio do Maranhão e com a ação dos jesuítas contra a escravização dos indígenas. Por isso que nós temos que comemorar os 409 anos de São Luís com muita dor e responsabilidade. Cada paralelepípedo da velha cidade, essa noite vai se arrepiar, ao lembrar que aqui passaram homens imortais, que aqui sangraram pelos nossos pés, que aqui sangraram nossos ancestrais, parafraseando o poeta Chico Buarque. Quero ouvir a noite Tambores do Congo, gemendo e cantando, dores e saudades a evocar martírios, lágrimas, açoites, que floriram claros, sóis da liberdade, quero ler nas ruas, fontes cantarias, torres e mirantes, igrejas e sobrados nas lentas ladeiras que sobem angústias sonhos do futuro, glórias do passado. Essa é a homenagem de Augusto Lobato (PT) aos 409 anos de fundação da cidade de São Luís, que nunca será esquecida mas sempre lembrada pelas lutas e conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário