sábado, 9 de outubro de 2021

Crianças e adolescentes da hemodiálise no HU-UFMA conheceram o Planetário da UFMA


Com os olhos brilhando de curiosidade e felicidade, as crianças e adolescentes que fazem hemodiálise no Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA/Ebserh/MEC) tiveram uma tarde para lá de diferente e empolgante. Elas saíram do hospital às 14h desta quinta-feira, 08, em um ônibus da UFMA, devidamente acompanhadas pela equipe multiprofissional. Saíram rumo a uma “viagem espacial” com ponto de chegada no Espaço da Ciência e do Firmamento-Planetário da UFMA. Lá elas puderam participar de experimentos de eletricidade, de óptica, de mecânica, de termodinâmica e de óptica física, além do Planetário Digital.

Com o objetivo de sair um pouco da rotina e proporcionar momentos de descontração em comemoração ao Dia das Crianças, que a equipe da Unidade do Rim pensou carinhosamente nesse passeio que extrapolou os muros do hospital e principalmente as poltronas da hemodiálise. 19 pacientes participaram e entre eles, Naiely Naudiele, 12 anos, que faz hemodiálise há 4 anos. Ela fez questão de se arrumar para a visitação e com seu olhar marcado pela maquiagem disse ter amado o passeio e que era a primeira vez que fazia algo assim “Estou achando tudo muito interessante e o experimento que mais gostei foi o dos imãs. Com a rotina da hemodiálise não costumo fazer esse tipo de atividade. Está sendo muito legal”.

A médica nefrologista Thina Klicia Oliveira pontua a importância de atividades como essa para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes “Nossos pacientes, de um modo geral, tem um dia a dia muito difícil, precisam fazer hemodiálise. Hoje escolhemos um passeio diferente, um dia para ficar marcado pela alegria, pelo conhecimento. Cuidar não é só dar remédio, não é só fazer hemodiálise, tratamento requer também alegria, sorriso, momentos lúdicos e diferentes”.

O reitor Natalino Salgado explica que as doenças renais no adulto são oriundas de problemas como diabetes e hipertensão e nas crianças está correlacionada a má formação do aparelho urinário, mas também a inflamações, a hipertensão e obesidade infantil. Ele enfatizou a importância do atendimento diferenciado “O Hospital Universitário da UFMA tem a característica de ser humanizado e de acolher todos os pacientes que passam por lá. Isso demonstra a toda equipe de saúde, que as crianças que passam pelo tratamento de hemodiálise precisam de um carinho especial, muitas delas acabam interrompendo suas atividades escolares. Nós do HU-UFMA, com o convênio que fazemos com o município de São Luís, estamos levando um aprendizado e educação no período que elas passam por este processo”, esclareceu.

Para a Superintendente do Hospital Universitário e docente do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Joyce Santos Lages, esta ação proporcionou as crianças que fazem sessões de hemodiálise três vezes por semana tivessem contato com um ambiente totalmente diferente do hospital “O planetário é um ambiente de curiosidade, novo e de motivação para essas crianças. Percebe-se pelo olhar de cada uma delas que é uma descoberta de um universo que por alguns delas é pouco conhecido. Eu gostaria de agradecer a toda equipe do planetário, pelo acolhimento nessa ação em comemoração ao dia das crianças, é uma oportunidade de mostrar um mundo diferente para quem hoje é dependente de uma máquina de hemodiálise”, ressaltou.

Rosimeire Mendes Rocha, mãe da Milena Rocha, 8, que faz hemodiálise há um ano e cinco meses agradeceu a oportunidade da filha poder ter um momento diferente próximo ao Dia das Crianças “Estou muito feliz porque estou vendo o quanto ela está feliz em estar aqui. Agradeço a oportunidade.” Desde que Milena iniciou o tratamento, a família precisou mudar de Pinheiro para São Luís, pois a rotina estava muito cansativa.

Depois de uma tarde cheia de aprendizados e novas experiências, cada criança recebeu um presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário