quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SUSTENTABILIDADE, RECICLAGEM E EMPODERAMENTO FEMININO



A artesã Maria Divina que ministra as Oficinas do projeto social de reciclagem e sustentabilidade do Grupo Potiguar.
Potiguar retorna com o projeto “Oficina de Costura & Reciclagem de Lonas”

A artesã Maria Divina que ministra as Oficinas do projeto social de reciclagem e sustentabilidade do Grupo Potiguar.
Potiguar retorna com o projeto “Oficina de Costura & Reciclagem de Lonas”
A Associação de Moradores da Área do Gapara, localizada na Rua 02, Quadra 2, N.13 no Conj. Cohatab, vai receber nos dias 14 e 15 de outubro das 14H às 17H, o projeto especial “Oficina de Costura & Reciclagem de Lonas” promovido pelo Grupo Potiguar.

O projeto de cunho social reúne sustentabilidade, reciclagem e empoderamento feminino e vem sendo realizado desde o ano de 2017, através de um rodízio em diversas comunidades da periferia da cidade. Devido a pandemia o projeto foi suspenso no ano passado temporariamente.

Trata-se de mini cursos de costura ofertados para mulheres de baixa renda, moradoras de áreas de vulnerabilidade social da capital. Além de oferecer o treinamento gratuito, para que as mulheres aprendam uma nova habilidade – a costura; o projeto produz materiais diversos confeccionados com plásticos (lonas) que são doados às participantes pela Potiguar, tais como bolsas e aventais, e que podem ser comercializados pelas participantes após o treinamento.
A sócia – diretora do Grupo Potiguar Camila Brasil com Anderson Penha, do Marketing da empresa exibindo sacola confeccionada em uma das edições do projeto.

As mulheres que participam dessas Oficinas aprendem a costurar e produzem materiais feitos com lonas de propaganda que o Grupo Potiguar antes descartava, e que com o projeto, ganham um nobre destino: Servir de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda; à partir de uma capacitação como essa.

Nessas Oficinas realizadas nas comunidades, o curso é ministrado pela artesã Maria Divina, parceira da Potiguar desde o início do projeto. E o saldo é mais que positivo: Após o curso, as mulheres ficam animadas com a nova habilidade aprendida, e muitas delas saem sonhando em continuar produzindo bolsas e mochilas com lonas, para ganhar uma renda extra para a família; além de outros tipos de confecções.

Mais que um curso, trata-se de um projeto que costura sonhos e novas possibilidades de vida à partir do resgate da auto estima de mulheres, em sua grande maioria sem escolaridade, e sem oportunidades de capacitação formal, mas que possuem talentos desconhecidos como a arte de costurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário