quarta-feira, 10 de novembro de 2021

APAE DE SÃO LUÍS REALIZA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O MERCADO DE TRABALHO


 O curso “Excelência no Atendimento”, promovido pela APAE de São Luis e pelo SENAC será encerrado nessa quinta – feira (11.11).

 

CURSO “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO” É UMA PARCERIA COM O SENAC

Em parceria com o Senac, a APAE de São Luís promove essa semana o curso de capacitação profissional “Excelência no Atendimento”, que tem o objetivo de preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Atualmente 87 assistidos pela APAE de São Luís, estão trabalhando formalmente de carteira assinada na capital maranhense. A Instituição busca auxiliar na garantia deste direito previsto no art. 34 da Lei Brasileira de inclusão de 2015.

O curso realizado por meio do Programa “Senac Faz Sua Parte”, está sendo realizado das 08H às 11H, com duração total de 15 horas, e será encerrado nessa quinta – feira (11.11) , contemplando alunos da Escola Eney Santana mantida pela APAE de São Luís e assistidos pela instituição.

Os alunos são acompanhados pelo Serviço de Inserção e Acompanhamento Profissional (SIAP) da APAE de São Luís. Essa equipe multiprofissional busca vagas ou atende solicitações das empresas da região metropolitana da capital, atuando na inserção e também no acompanhamento, visando a permanência no trabalho.



Familiares de alunos da APAE de São Luís estão participando do curso “Produção de Tapetes Artesanais” na sede da instituição.

De acordo com Ana Izabel, coordenadora de Educação profissional da APAE de São Luís, a parceria feita com o Senac é uma oportunidade para a inclusão e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “O principal objetivo da qualificação profissional é a formação para o exercício de uma profissão, com o aprendizado de saberes ligados às diversas áreas do mercado de trabalho para os estudantes assistidos, que buscam ampliar seus conhecimentos, visando a conquista de uma cidadania efetiva e organizada", destaca ela.

Capacitação das Famílias – Curso de Tapetes Artesanais

A APAE de São Luís acredita que o empoderamento e protagonismo da pessoa com deficiência só é possível com a participação da família. E assim, iniciou também o curso de Produção de Tapetes Artesanais, com duração de 60 horas, visando capacitar familiares de alunos, com o objetivo final de ajudar a implementar a renda familiar.

Para Silene Veiga, assistente social da instituição, o curso de tapetes artesanais voltado para os familiares de alunos “além de capacitar para a contribuição da melhoria da renda familiar, também é um momento para o resgate da autoestima dos participantes através de uma nova habilidade.”

Sobre a APAE de São Luís

A APAE São Luís é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, caracteriza-se por ser uma organização social que objetiva principalmente promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla.

Há 50 anos a instituição tem imprimido na história da capital maranhense, atuação pioneira, intensa e valorosa pelo trabalho desenvolvido, conquistando o respeito e o reconhecimento do seu papel enquanto instituição filantrópica, propiciando assistência e inclusão social de pessoas com deficiência na área da educação, saúde e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário