quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Banco de Alimentos arrecada mais de 6 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar

 

Procaf vai reforçar as atividades já executadas pelo Banco de Alimentos (Foto: Divulgação)

O Banco de Alimentos recebeu a doação de aproximadamente 6,5 toneladas de alimentos adquiridos pelo Governo do Estado, através do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf/MA). Estes alimentos estão sendo entregues para entidades socioassistenciais atendidas pelo Banco.

O Procaf tem a finalidade de garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura ou manufaturados, e de artesanato produzidos por agricultores familiares ou suas organizações sociais rurais e urbanas, por povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária. Essa é mais uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), que tem como objetivo fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional da população em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, o Procaf é mais um reforço que irá contribuir com as atividades já executadas pelo Banco de Alimentos, desta vez, com a distribuição de alimentos oriundos da agricultura familiar local.

“Com a aquisição dos alimentos através do Procaf, o Banco de Alimentos está reforçando o alimento diário na mesa de centenas de famílias com produtos da agricultura familiar. Agradecemos ao governador Flávio Dino por agregar cada vez mais programas que contribuem com o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional para aqueles que mais precisam”, pontou Márcio Honaiser.

Como unidade recebedora desses produtos, o Banco de Alimentos está atendendo, neste primeiro momento, cerca de 30 entidades, que estão recebendo a doação desses alimentos. Essa execução irá beneficiar mais de 3 mil famílias de forma direta. A coordenação do Banco destaca que todas as entidades cadastradas irão receber os alimentos.

Uma das beneficiárias, a gestora institucional da Creche Escola Comunitária Madalena Silveira, Terezinha de Jesus Martins Silveira, do bairro da Santa Clara, agradeceu a doação ressaltando a importância desses alimentos para as famílias de baixa renda neste período de pandemia. 

“Só temos a agradecer pela parceria do Banco de Alimentos, que neste período de pandemia tem contribuído com as instituições a ajudarem aqueles que mais precisam, garantindo a diminuição do impacto da insegurança alimentar e nutricional o qual essas famílias estão passando. Atualmente a nossa instituição atende 150 famílias, e hoje estamos levando alimentos que serão entregues para essas famílias terem o que comer”, afirmou Terezinha Silveira.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, ressalta os avanços alcançados pelo Governo do Estado na política de segurança alimentar e nutricional, garantindo produtos de qualidade na mesa das famílias.

“Cremos que estamos no caminho certo quando fazemos a junção de programas que contribuem com o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional daquelas famílias em situação de vulnerabilidade social. Este é o ponta pé inicial da parceria com os produtores rurais que fazem parte do Procaf e que tem o Banco de Alimentos como receptor desses produtos para doar para as entidades beneficiarias”, explicou Lourvídia Caldas.

Atualmente, o Banco de Alimentos atende 60 instituições e já distribuiu cerca de 800 toneladas de alimentos para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário