terça-feira, 30 de novembro de 2021

SOLENIDADE DE POSSE DE DANIEL BLUME NA AML


O jurista e escritor Daniel Blume, que ira tomar posse como o mais novo acadêmico da Academia Maranhense de Letras, na próxima quinta – feira (02.12).
A Academia Maranhense de Letras está convidando para a posse do seu mais novo membro efetivo, o escritor e jurista Daniel Blume que tomará posse na cadeira de número 15, patroneada por Odorico Mendes. A recepção será feita pela acadêmica Sônia Almeida, que é mãe de Daniel Blume. O evento será na sede da Academia Maranhense de Letras na Rua da Paz, na próxima quinta – feira (02.12) às 19H, sob o comando do Presidente Carlos Gaspar.

A AML foi fundada em 10 de agosto de 1908 e possui 40 cadeiras vitalícias ocupadas por membros eleitos pelos próprios acadêmicos. Blume ocupará a Cadeira n. 15, aberta em decorrência do falecimento do historiador e desembargador Milson Coutinho.

Daniel Blume é autor de sete livros, alguns traduzidos para o francês, espanhol e italiano. O ludovicense tem 44 anos, é casado com Priscila Blume e tem duas filhas. É membro do PEN Clube do Brasil, da Academia Internacional de Cultura e da Academia de Letras e Música do Brasil. É titular da Cadeira n. 15 da Academia Ludovicense de Letras. É advogado, procurador do Estado do Maranhão, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e ex-juiz eleitoral. Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão, além de Harmonização do Direito na Europa e o papel da Advocacia Pública, na Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Roma II – Itália). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa. Autor do livro Natureza Jurídica das Decisões dos Tribunais de Contas. Coautor de Aspectos Polêmicos do Direito Constitucional Luso-Brasileiro, e de Aspectos Polêmicos do Direito Penal Luso-Brasileiro; entre outras obras sobre Direito e poemas sobre temas diversos.
Quando eleito para a AML, no último mês de agosto, Blume emocionado revelou sua enorme admiração pela casa centenária de letras: “sempre me despertou a liturgia por detrás daquelas cortinas vinho da Casa de Antônio Lobo, que se abrem ao público, revelando-se não apenas como uma prestigiada anfitriã de lançamentos/solenidades, mas também como uma erudita educadora secular. Agradeço à Deus! Agradeço aos acadêmicos pelos votos de apreço”, disse o mais novo membro da AML.


Nenhum comentário:

Postar um comentário