quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Equatorial Maranhão inaugura neste sábado (18), no Parque do Rangedor, o primeiro posto para carregamento de veículos elétricos do estado


Serão entregues também 10 bicicletas elétricas para lazer da população

O Futuro é agora - A Equatorial Maranhão vai inaugurar neste sábado (18), às 17h no Parque do Rangedor, o primeiro eletroposto do Maranhão, com a presença do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio; do Governador do Estado, Flávio Dino, além de parceiros do projeto e a equipe de Inovação da Equatorial.

O eletroposto permitirá que a população carregue carros elétricos gratuitamente, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável. Além disso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas como alternativa de lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular; e um carro elétrico será doado à Secretaria de Governo para fiscalização e vistoria dos parques.
A iniciativa faz parte do projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de contar também com a parceria do Governo do Estado. O principal objetivo é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão à tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.

Assim, cria-se uma proposta de modelo de negócios sustentáveis para o transporte. Além disso, tem como proposta promover o uso sustentável da energia associado a meios de transporte; desenvolver inovações tecnológicas e diversificar a matriz energética; incentivar a redução de impactos ambientais oriundos da utilização de combustíveis fósseis; fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer; fomentar o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos. Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário.
O projeto conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões, e chegará às distribuidoras da Equatorial Energia no Piauí, Pará e Alagoas e, também, para o Campus da UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
“Dentro da estratégia do Grupo Equatorial, atuar com inovação e sustentabilidade é algo cada vez mais presente nas nossas iniciativas. A mobilidade elétrica é uma realidade que queremos fomentar, contribuindo para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, já que o carro elétrico é considerado um meio de transporte limpo. De maneira pioneira o Grupo está possibilitando o acesso dessas tecnologias à população dos estados onde atuamos”, afirma Augusto Miranda, CEO do Grupo Equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário