terça-feira, 14 de dezembro de 2021

EXECUTIVA ESTADUAL DO PT MANTÉM AUGUSTO LOBATO NA PRESIDÊNCIA ATÉ 15 DE FEVEREIRO DE 2022


Por Jorge Vieira
Em reunião realizada nesta noite de segunda-feira (13), a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu manter Augusto Lobato na presidência até o dia 15 de fevereiro de 2022, conforme determina o acordo, e encaminhar recurso ao Diretório Nacional contra o ato da executiva nacional que antecipou o final de seu mandato para 31 de dezembro.

Dos dezoito integrantes do comando estadual do PT no Maranhão doze compareceram à reunião, sendo que onze manifestaram pela permanência de Lobato e a favor do recurso a ser encaminhado ao Diretório Nacional para que seja revista a decisão que pretende entregar o comando do partido para o vice-presidente Fracimar Melo a partir de primeiro de janeiro.

O Diretório Nacional deverá se posicionar sobre a questão dia 16 de dezembro, podendo rever o que foi deliberado e garantir o cumprimento do mandato do atual presidente, que conta com o apoio da grande maioria da executiva estadual e quando deixar a presidência, por conta do acordo interno, passará a ocupar a vice-presidência.

“O resultado da reunião foi muito bom, os companheiros mostraram que tem confiança em mim e agora vamos esperar o resultado da reunião do nacional, pois os dois anos do nosso mandato expira somente em 15 de fevereiro. Nossa luta continua. Igual ao governador Flávio Dino eu jogo é xadrez não baralho”, observou Lobato. Veja abaixo o recurso do PT que será avaliado.

À ILUSTRISSIMA COMPANHEIRA PRESIDENTE DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – Gleisi Helena Hoffmann.

C/CÓPIA P/ SECRETARIA NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO

RECURSO À APROVAÇÃO DA RESOLUÇÃO COM A SEGUINTE EMENTA: “RESOLUÇÃO FIXANDO DATA PARA O RODÍZIO NA PRESIDÊNCIA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO”

O DIRETORIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – MA (PT/MA), representado por seus membros in fine assinados, vem na forma estatutária, apresentar o presente RECURSO à Resolução de 10 de dezembro de 2021, que fixou a data para rodizio na Presidência do Diretório Estadual do Maranhão, nos seguintes termos:

01. Na data de 10 de dezembro de 2021, foi aprovada pelo Comissão Executiva Nacional a RESOLUÇÃO FIXANDO DATA PARA O RODÍZIO NA PRESIDÊNCIA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO, determinando:

“A Comissão Executiva Nacional DECIDE Que o mandato do companheiro Francimar Melo, à frente da Presidência do Diretório Estadual do Maranhão, terá início no dia 1 de janeiro de 2021”

02. Ocorre, valorosos companheiros, que a Resolução da Executiva Nacional do PT Sobre a Composição do Diretório Estadual do Maranhão, de 15 de março de 2020, que definiu a constituição do novo Diretório Estadual do PT Maranhão, considerando a Resolução da Executiva Nacional do PT Sobre a Composição do Diretório Estadual do Maranhão, de 11 de março de 2020, a composição acata a paridade das chapas concorrentes no Processo de Eleições Diretas – PED, ocorrido em 08 de setembro de 2019. Assim sendo, a presidência seria exercida nos dois primeiro anos do mandato (2020-2021) pelo companheiro Augusto Cesar Bastos Lobato; e nos dois últimos anos (2022-2023) pelo companheiro Francimar Monteiro de Melo;

03. O acordo político, ratificado pela Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, previa que o mandato de Presidente do Partido seria dividido igualmente pelo companheiro Augusto Cesar Bastos Lobato e pelo companheiro Francimar Monteiro de Melo;

04. Se o mandato de presidente de Augusto Cesar Bastos Lobato, somente teve início em 15 de março de 2020, determinar a posse do Francimar Monteiro de Melo, para 01 de janeiro de 2021 é absolutamente injusto, visto que a divisão de tempo do mandato em partes iguais não será respeitada. Reitera-se a informação que o Companheiro Augusto

Lobato somente assumiu a Presidência em 15/03/2020 e que anteriormente o partido era presidido por outro companheiro;

05. Para fazermos uma divisão do mandato de forma proporcional e justa, o correto seria que o mandato do companheiro Francimar Monteiro de Melo, somente tivesse início em 16 de fevereiro de 2022, dividindo-se o mandato da presidência igualitariamente entre os dois companheiros;

06. Nosso partido sempre zelou pela honestidade e fiel cumprimento dos acordos políticos celebrados, principalmente dentre as disputas das correntes internas, o que nos levou ao nível de amadurecimento e grandiosidade de tornarmo-nos um dos maiores partidos do planeta, o que nos obriga a termos internamente uma postura justa e correta para que possamos cobrar da sociedade o mesmo comportamento;

Diante do exposto, acreditando no bom senso e espirito democrático dos companheiros, requeremos o acatamento do presente recurso, no sentido de alterar a resolução ora combatida, no sentido de determinar que a posse do companheiro Francimar Monteiro de Melo, somente tivesse início em 16 de fevereiro de 2022, dividindo-se o mandato da presidência igualitariamente entre os dois companheiros.

E. Deferimento.

De São Luis – MA, para São Paulo – SP, aos 13 de dezembro de 2021.

Augusto Cesar Bastos Lobato

PRESIDENTE

Genilson Roberto Alves da Silva

VICE-PRESIDENTE

Raimundo Monteiro dos Santos

VICE-PRESIDENTE

Patrícia Carlos de Sousa

SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO

Jucelina Ramos Vale

SECRETÁRIA DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO

Kelly dos Santos Araújo

SECRETÁRIA GERAL

Elterlan Nascimento Marques

SECRETÁRIO DE MOVIMENTOS POPULARES

Raquel Torres da Silva

SECRETÁRIA DE MOBILIZAÇÃO

Fabia Ferreira Sousa

MEMBRO DA EXECUTIVA ESTADUAL

Raimundo Nonato Gomes Teixeira

MEMBRO DA EXECUTIVA ESTADUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário