segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Por que os escritores brasileiros nunca ganharam o prêmio Nobel de Literatura?

 
O futuro prêmio Nobel de Literatura tem que ser Flamenguista e Boliviano
Acordei hoje com espirito de indignação, para entender o porquê que o Brasil, de uma dimensão territorial grandiosa e de um celeiro de poetas, escritores e compositores, ainda não teve o privilégio de ganhar um prêmio Nobel de literatura. Não me conformo com isso, logo em um país que teve Gonçalves Dias, Machado de Assis, Raquel de Queiroz, Jorge Amado, Ariano Suassuna e tem hoje Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, etc. Só na América Latina já foram seis prêmios Nobel. O que que está faltando para os escritores brasileiros? Será que estão me esperando publicar o meu primeiro livro de contos, e usar os meios eletrônicos para persuadir a banca sueca. Por ironia do destino quem inventou o prêmio Nobel foi o inventor da dinamite, eu sou apenas um pobre coitado, clandestino e editor de um jornaleco cheio de veneno que ninguém lembra mais.

Quando falo de artistas, músicos e compositores, lembro de Bob Dylan. O que Caetano e Chico escrevem vai muito além da nossa imaginação. Eles brincam com as palavras, e com uma linguagem popular inconfundível. Acho que o problema não está no Brasil e sim com a banca que escolhe e premia. Não desmerecendo os demais escritores. Principalmente os de Língua portuguesa, como José Saramago. Gente, eu sou muito atrevido em falar sobre isso. Quem é Genivaldo para tratar de um tema tão polêmico como esse? como diz uma amiga educadora para mim. Rsrsrs.

As pessoas tem que acreditar e tem que ter coragem para falar de qualquer coisa, ninguém pode se inferiorizar, simplesmente pelo fato de não ter a compreensão que deveria ter do assunto abordado. Sou uma pessoa que tenho uma biblioteca vasta, apesar de não ler muito com frequência, mas tenho coragem de escrever o que penso, mesmo com os erros de Português. A Língua Portuguesa não é fácil, poucas pessoas sabem escrever com maestria, que não é o meu caso. Não sou de copiar nada de ninguém, as minhas besteiras eu mesmo escrevo, é o que aprendi na vida e no cotidiano. Tenho o privilégio de ter vários amigos que escrevem muito bem. Sempre aprendendo com eles. Eles são bons professores, mas sou um péssimo aluno. Isso é apenas uma reflexão sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário