quarta-feira, 9 de março de 2022

8 de Março - Parlamentares destacam papel da mulher na sociedade


Mesa diretora da sessão plenária desta terça-feira composta somente por mulheres

As maranhenses ganharam uma homenagem especial na Assembleia Legislativa pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8). A sessão plenária foi presidida pela deputada Cleide Coutinho (PDT) e a Mesa Diretora foi composta somente por mulheres. Em seus discursos, os parlamentares destacaram as lutas e conquistas das homenageadas.

“Há conquistas que não se pode ignorar, como a Lei Maria da Penha, a Casa da Mulher, o Ministério da Mulher, a Lei do Feminicídio, a Patrulha Maria da Penha e a Vara da Mulher”, frisou Cleide Coutinho, aproveitando a oportunidade para informar que apresentará requerimento de repúdio ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), também conhecido como “Mamãe Falei”, por suas declarações machistas sobre as mulheres ucranianas, feitas em áudios que vazaram na imprensa.

Em seguida, Socorro Waquim (MDB) destacou que as mulheres precisam participar mais da vida pública. "Uma vez que elas também fazem a diferença". Zito Rolim (PDT) acrescentou que as mulheres precisam ser homenageadas o ano inteiro. "Por tudo o que representam, elas precisam ser exaltadas em qualquer época do ano”, frisou.

Deputado Adelmo Soares (PCdoB) também congratulou as mulheres. "Desejo que elas sejam respeitadas e continuem plantando amor nesse mundo que tanto precisa”.

Servidoras

O deputado Marco Aurélio (PSB) reforçou a importância da mulher na sociedade. "Um dia muito especial para celebrar lutas e conquistas travadas por elas na busca por respeito, direitos, reconhecimento e valorização”, disse.

Roberto Costa (MDB) complementou afirmando que a Assembleia tem um papel preponderante na garantia dos direitos das mulheres maranhenses. “Saúdo as servidoras desta Casa e as colegas deputadas que representam todas elas neste estado. Os avanços são importantes e a Casa do Povo tem cumprido um papel fundamental e decisivo para a garantia de direitos”, disse.

Política

Zé Inácio (PT) discursou sobre a importância da participação das mulheres na política. “Precisamos mais delas na política, representando não somente seu segmento, mas toda a sociedade”, frisou.

Antônio Pereira (PSB), Rildo Amaral (Solidariedade) e Fábio Braga (SD) afirmaram que a data é um dia de luta contra a violência e a opressão. “Eu homenageio as mulheres que lutam e pelejam pela afirmação de seus direitos, inclusive contra a violência doméstica. Estendo essa homenagem a todas aquelas que fazem o dia a dia desta Casa e às que trabalham conosco diariamente nos nossos gabinetes”, frisou Fábio Braga.

Wellington do Curso (PSDB) disse que o momento é oportuno para que a sociedade maranhense discuta e reflita sobre temas como a garantia de direitos às mulheres. “Neste 8 de março, que Deus estenda suas mãos poderosas sobre as mulheres maranhenses. Minha homenagem especial vai para a minha mãe, dona Iracema de Castro Bezerra, uma das mulheres mais extraordinárias que Deus colocou no mundo. Mulher que me ensinou valores e princípios norteadores da minha vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário