segunda-feira, 30 de maio de 2022

Academia Maranhense de Letras presta homenagem ao centenário de Antônio Almeida


O presidente da AML, Lourival Serejo, destaca a importância da homenagem
A Academia Maranhense de Letras (AML) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB)) homenagearam o artista plástico e poeta Antônio Almeida, que ocupou a cadeira de número 40 da instituição, pelo seu centenário de nascimento. A celebração, realizada quinta-feira (26) no Convento das Mercês, contou com a presença de acadêmicos da AML, amigos e familiares do homenageado, além de alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que prestigiaram a solenidade.

A programação de homenagem iniciou com uma sessão especial da AML em celebração a Antônio Almeida, com a formação de uma mesa com o presidente da Academia, Lourival Serejo, o diretor administrativo e financeiro da FMRB, Rubenilson Soares, e a filha do artista, Holândia Almeida. Logo em seguida, a professora de Artes e pesquisadora Geyse Nicácio ministrou uma palestra seguida de exibição de documentário sobre vida e obra de Antônio Almeida. A curadoria de toda a programação é assinada pela produtora cultural Lena Santos, Holândia e Olinda Almeida, filhas do poeta.

Na oportunidade, o presidente Lourival Serejo, direcionou sua palavra aos alunos, que estavam presentes, e destacou a importância de celebrar a memória de um homem que passou sua vida dedicada à arte e que, por meio de suas obras, retratou seu tempo e ficou marcado na cultura maranhense. “Antônio Almeida foi poeta duas vezes, pelas palavras e pela cultura. Um artista que conseguiu conciliar essas duas linguagens de uma forma fantástica e, aqui, estamos reunidos para saudar a sua memória e passar seu legado para as próximas gerações”, afirmou.
O artista plástico e poeta Antônio Almeida foi homenageado pela Academia Maranhense de Letras e pela Fundação da Memória Republicana Brasileira

Holândia Almeida explicou que a homenagem foi construída a partir de um resgate das obras de seu pai, em parceria com a Academia Maranhense de Letra e a Fundação da Memória Republicana Brasileira. Ela destacou a alegria da família de ver o nome de Antônio Almeida sendo lembrado. “Preparamos essa homenagem em nome de tudo que Antônio Almeida representou para a arte e a cultura do Maranhão. Desde a sua vinda do interior do estado para São Luís, ele conseguiu abstrair a arte do seu povo e da cultura. Assim, ele se notabilizou como imortal. Estamos muito gratos por essa solenidade”, disse.

A pesquisadora Geyse Nicácio relatou que Antônio Almeida foi um grande nome da arte e da poesia maranhense, com obras espalhadas pela cidade, destacando a importância de sempre celebrar a memória do homenageado. “O Antônio Almeida vive ainda entre nós. Estamos rodeados pela sua arte, em diversos cantos da nossa cidade. Então, esse centenário vem para relembrarmos e mostrar para novas gerações a arte e vida de um dos grandes precursores da arte moderna do Maranhão.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura e a FMRB, Rubenilson Soares disse que a direção da Casa se sentia honrada em estar recebendo e promovendo essa homenagem a um dos grandes artistas do Maranhão. “Guardamos uma parte do acervo de artes e poemas de Antônio Almeida”, finalizou.

Membros da Academia Maranhense de Letras (AML) em mais uma reunião semanal

100 anos de Antônio Almeida

Antônio Alves Almeida nasceu em Barra do Corda, no dia 27 de maio de 1922. Foi pintor, escultor, muralista, ceramista e poeta. Filho de agricultores, estudou até o segundo ano primário. Como autodidata, interessou-se pela pintura desde os cinco anos de idade. Antônio Almeida integrou o movimento artístico da Movelaria Guanabara, na década de 1950, e participou da fundação da revista Legenda.

São de autoria de Antônio Almeida os principais murais de São Luís, como os da lateral do antigo Banco do Estado do Maranhão, do Parque do Bom Menino e da avenida dos Franceses. O artista faleceu no dia 2 de janeiro de 2009, na capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário