terça-feira, 24 de maio de 2022

AML presta homenagem ao artista plástico Antônio Almeida


O artista plástico e poeta, Antônio Almeida, será homenageado pela Academia Maranhense de Letras
A Academia Maranhense de Letras (AML) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira realizam, na próxima quinta-feira (26), a partir das 16h, no Convento das Mercês, homenagem ao centenário de nascimento do artista plástico e poeta Antônio Almeida.

A programação de homenagem a Antônio Almeida terá início com uma sessão especial da AML em celebração ao acadêmico, que ocupou a cadeira 40 da instituição. Em seguida, será inaugurada uma exposição com obras em pintura e escultura do artista maranhense, cedidas por familiares e alguns colecionadores.

Da homenagem consta ainda uma palestra seguida de exibição de documentário sobre vida e obra de Antônio Almeida, de autoria da pesquisadora Geyse Nicácio. A curadoria de toda a programação é assinada pela produtora cultural Lena Santos e Holândia e Olinda Almeida, filhas do artista plástico.
Detalhe de uma das obras do artista Antônio Almeida, que ocupou a cadeira n° 40 da AML

Antônio Alves Almeida nasceu em Barra do Corda, no dia 27 de maio de 1922. Foi pintor, escultor, muralista, ceramista e poeta. Filho de agricultores, estudou até o segundo ano primário. Como autodidata, interessou-se pela pintura desde os cinco anos de idade. Antônio Almeida integrou o movimento artístico da Movelaria Guanabara, na década de 1950, e participou da fundação da revista Legenda.

São de autoria de Antônio Almeida os principais murais de São Luís, como os da lateral do antigo Banco do Estado do Maranhão, do Parque do Bom Menino e da avenida dos Franceses. O artista faleceu no dia 2 de janeiro de 2009, na capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário