quarta-feira, 25 de maio de 2022

Expo Indústria Maranhão 2022: VLI e Copi debatem logística ferroviária a serviço da cadeia de fertilizantes


O evento, patrocinado pela VLI, tem expectativa de gerar cerca de R$ 280 milhões em negócios

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) realizarão, no próximo domingo (29), às 19h, uma palestra durante a Expo Indústria 2022. O evento que começa nesta quinta-feira (26) e segue até domingo (29), no Maranhão, conta com o patrocínio a VLI e reunirá centenas de empresários de diferentes setores do Maranhão e diversos estados brasileiros.

O tema da apresentação será "Logística Ferroviária a Serviço da Cadeia de Fertilizantes no Maranhão", na qual será tratado o projeto Fertilizante Norte, que tem o objetivo de desenvolver uma nova estrutura logística para atender à crescente demanda do setor produtivo agricultor por insumos fertilizantes no Norte do país.

De acordo com o Relações Institucionais e Governamentais da VLI e um dos palestrantes, Fernando Künsch, a palestra será um momento oportuno para as empresas parceiras mostrarem como o projeto é desenvolvido e a importância da estrutura para movimentação de fertilizantes importados pelo Terminal Portuário Copi em Itaqui (MA), que a partir do segundo semestre alcançará a região consumidora pela via ferroviária.

"O debate que vamos promover, para além de apresentar o projeto Fertilizante Norte, é uma experiência para evidenciar a relevância da estrutura e dos investimentos que vão conectar o porto, por meio da Estrada de Ferro Carajás e da Ferrovia Norte-Sul, até o novo terminal que está sendo construído pela Copi, favorecendo o ingresso de novas indústrias misturadoras do insumo no Arco Norte", finaliza.

Parceria VLI e Copi

O projeto Fertilizante Norte é fruto de uma parceria entre a VLI e a Copi, formalizada em 2021. O acordo prevê a criação de um novo ramal ferroviário, conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da Copi no Porto de Itaqui, por meio do qual os insumos serão carregados e transportados por quase mil quilômetros até um novo terminal intermodal que será construído em Palmeirante, no Tocantins.

As obras foram iniciadas ano passado e o investimento para a viabilização do projeto é de aproximadamente R$ 200 milhões. O projeto também servirá de base para o desenvolvimento de um polo industrial voltado para a mistura de fertilizantes no Norte do Tocantins.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria "Logística e Transportes" pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário