domingo, 22 de maio de 2022

HU-UFMA RECEBE MINISTRO DA EDUCAÇÃO E VICE-PRESIDENTE DA EBSERH NA OCASIÃO, CONHECERAM DE PERTO AS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL


O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh/MEC), recebeu nesta sexta-feira, 20, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga; o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, general Antônio César Alves Rocha e demais membros do ministério. A comitiva pôde presenciar durante a visita o funcionamento de uma das unidades hospitalares que compõem o HU-UFMA, perpassando por serviços essenciais e aproveitaram a ocasião para entender as dinâmicas dos atendimentos, discutir novas possibilidades de investimentos, entre outros.
O ministro foi recepcionado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; pelos gerentes, chefes de serviço e líderes do hospital. Durante a visitação, percorreram a Hemodinâmica, o Ambulatório da Ortopedia, a UTI Cardio, o Ambulatório de Cardiologia e Diagnóstico em Métodos Gráficos e a área do Ensino, neste último foi possível presenciar uma aula da residência e interagir com os médicos residentes ali presentes, além de um breve momento de acolhida, com a exibição de um vídeo com as imagens de todos os anexos e unidades hospitalares que compõem o complexo hospitalar.

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido e afirmou que observar in loco a estrutura do HU-UFMA era motivo de orgulho. “As ações de incentivo para o ensino em saúde são prioritárias para o governo, batalhamos muito e tivemos êxito, por exemplo, na conquista do aumento das bolsas para os residentes, ver essas ações darem bons resultados é muito gratificante.”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, que estava junto com a comitiva do ministro, destacou a importância da visita. “É um momento único em que podemos mostrar como os recursos da educação são aplicados de forma eficiente e transparente. O Hospital Universitário é a maior unidade acadêmica da UFMA e a maior estrutura formadora de recursos humanos para a área da saúde no Maranhão”.

Já a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, disse estar feliz com a visita por ser uma oportunidade de mostrar a excelência do HU-UFMA. “É uma grande felicidade e me sinto orgulhosa em receber o ministro da Educação em nosso hospital, que tem um importante papel na formação de profissionais, residentes, mestres e doutores, que são fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade.”.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário