domingo, 22 de maio de 2022

Maio Amarelo: mês da Conscientização sobre Segurança no Trânsito


Equatorial Maranhão aleta para os riscos de acidentes envolvendo postes da rede elétrica

Segurança é um dos valores mais importantes para a Equatorial Maranhão, por isso, durante todo o ano, a distribuidora destaca a preocupação com a população maranhense em relação aos acidentes envolvendo quebra de postes. Durante o mês de conscientização sobre segurança no trânsito, a empresa aproveita a temática do Maio Amarelo para sensibilizar seus colaboradores e clientes sobre atitudes inseguras que podem acontecer no dia a dia.

Estar atento à revisão do veículo e ao estado de uso dos pneus pode fazer a diferença. Além disso, outros cuidados devem ser tomados para evitar acidentes, como: jamais utilizar o celular enquanto dirigir, respeitar a sinalização das vias, ficar atento a velocidade do seu veículo e dirigir de forma defensiva.

Uma das principais consequências dos acidentes no trânsito é a colisão em postes de energia elétrica. Este tipo de situação vem ocorrendo frequentemente em todo o estado. Em muitos casos acabam comprometendo a vida das pessoas envolvidas no acidente, o fornecimento da energia no local e o trânsito. Um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, aponta que em 2021 foram contabilizadas 1.880 ocorrências envolvendo postes de energia elétrica. A depender da gravidade da colisão, áreas podem ser afetadas com a falta de energia, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste que pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação, já que geralmente o serviço envolve diversas etapas que garantem a segurança de todos.

Somente este ano, até a segunda semana de maio, já foram 551 ocorrências em todo o estado. Desse total, 91 ocorrências foram registradas somente na região metropolitana de São Luís. Para se ter uma ideia, o custo para fazer a troca de um poste está em torno de R$ 3 mil e pode chegar até R$ 44 mil, pois o custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

A Equatorial Maranhão reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa através do telefone 116 para que uma equipe técnica possa ir até o local para realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário