quinta-feira, 19 de maio de 2022

PROJETO SOCIAL “OFICINA DE SUSTENTABILIDADE POTIGUAR”


O projeto de responsabilidade social “Oficinas de Sustentabilidade Potiguar” já capacitou mais de 4 mil maranhenses em dições itinerantes por bairros da periferia de São Luís
NOVA EDIÇÃO ACONTECE NESSE SÁBADO (21.05) NA VILA COLLIER

O Grupo Potiguar é adepto de práticas da chamada Agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) há muitos anos, com diversas ações de apoio a ONG´s, patrocínios culturais e ações voltadas para a proteção do meio ambiente.

E um de seus mais relevantes projetos sociais é de autoria do próprio Grupo: A “Oficina de Sustentabilidade Potiguar” , que reúne Costura Criativa e Upcycling de lonas plásticas. Ele é realizado há mais de quatro anos, desde 2017, em parceria com a artesã e facilitadora Maria Divina.

Trata-se de mini cursos de costura ofertados para mulheres de baixa renda, moradoras de áreas de vulnerabilidade social da capital. Além de oferecer o treinamento gratuito de corte e costura, como uma habilidade geradora de renda extra; o projeto viabiliza a produção de materiais diversos confeccionados pelas alunas, com lonas plásticas descartadas pela empresa, e doadas às participantes. Assim são confeccionados mochilas, estojos, bolsas e aventais, entre outros itens, que podem ser comercializados após o treinamento pelas participantes.
Nesse sábado, acontece mais uma edição da Oficina no bairro da Villa Collier, com foco na produção de aventais e sacolas em lonas.

“Temos muita gratidão ao Grupo Potiguar por viabilizar esse projeto, que tem ajudado a transformar a vida de milhares de mulheres maranhenses. Elas aprendem uma nova habilidade, e muitas adotam a costura de lonas como uma oportunidade de trabalho e renda, para dar uma vida melhor às suas famílias. É lindo e impactante esse projeto” revela a artesã.

Eis um belo exemplo de upcycling: Conceito que prega a evolução, a criação de algo e melhor à partir de materiais já existentes. Nesse projeto, todas as lonas são materiais de propaganda das lojas Potiguar, e que antes eram apenas descartados. Mas desde 2017 essas lonas ganham um nobre destino nas Oficinas: Servir de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda; e acima de tudo, mais dignidade e uma vida melhor e mais produtiva. Mais de 4 mil pessoas já passaram pelas edições do projeto, e muitas mulheres depois da oficina, se organizaram para continuar costurando e fazendo dessa habilidade uma nova opção de trabalho e renda.

Na manhã desse sábado (21.05), às 9H, acontece a próxima edição da “Oficina de Sustentabilidade Potiguar”, dessa vez será na Villa Collier (depois da Vila Maranhão) e voltada para a produção de sacolas e aventais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário