sexta-feira, 10 de junho de 2022

LANÇAMENTO DO LIVRO “RITOS TENETEHAR - A CULTURA ANCESTRAL DE UM POVO”


Mais que um livro, uma obra essencial para se conhecer sabedorias ancestrais e se mergulhar fundo em uma cultura até então sem registros formais, que é transmitida de geração a geração apenas oralidade, com conversassem torno de uma fogueira....

Trata-se do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, cujo lançamento acontece nessa terça – feira (14.06) às 19H, em um grande evento no São Luís Shopping (antiga São Patrício – 2º piso). Na programação tem exposição de fotos com experiência imersiva em 360º, apresentação musical com indígenas do Território Araribóia, além de pockets shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos com o melhor do pop acústico.


Esse super evento é para saudar a obra que traz registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras); que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão. Com luxuosa encadernação, é uma obra trilingue, com versões em português, inglês e tupi; e que conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Com projeto gráfico e coordenação editorial da Idea Propaganda, o livro possui QR Codes, que o leitor pode acessar para ver e ouvir musicas e cenas dos rituais e making off da obra. A curadoria de imagens é assinada por outro mestre, o fotógrafo Edgar Rocha.

Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

“A cada registro na ladeia, eu me aproximava mais do jeito de viver do povo Tenetehar, cuja cultura e os saberes passam de geração a geração pela oralidade, sendo esse livro o primeiro registro formal dessa cultura. E é essa resistência que eu e Taciano Brito trazemos neste livro. A voz de uma floresta que tem um eco, como disse outro mestre, o também fotógrafo Edgar Rocha. Um eco que permanece em nossos corações, e que agora poderemos dividir com vocês, através desse livro” revela Meireles Jr que está completando 25 anos de fotografia e várias obras importantes lançadas. Mas para ele livro é muito especial, e vem coroar suas bodas de prata na arte de fotografar e eternizar as riquezas do Maranhão; e dessa vez em destaque, um povo fascinante.

A mesma emoção é revelada pelo parceiro Taciano Brito, que completa 10 anos de fotografia profissional, assinando sua primeira obra:

“Esse livro é um marco na minha jornada de trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2017, para fortalecer a cultura desse povo. Entre os Guajajaras Conheci pessoas incríveis, e que foram se tornando minha família também. Aos poucos fui descobrindo um mundo encantador, onde apesar de conflitos, prevalece a sabedoria e os mistérios. Com eles, aprendi muito – a importância do silêncio e de escutar mais...Identifiquei-me com o respeito aos mais velhos e pelo poder da ancestralidade” disse emocionado Taciano.

A matriarca da aldeia da Lagoa Quieta, Maria Santana dá a exata dimensão para relevância dessa obra: “este livro será uma lembrança eterna para aqueles que estão ficando. Nós somos maduros, vamos viajando. A comunidade entende que esse é um livro histórico. É mais um avanço para nós, Guajajaras” declarou ela.

O Cacique Sílvio Santana, Presidente do Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán reforça: “Esta obra torna-se um registro importante para a preservação do nosso território. E Fabiana Guajajara, Coordenadora do Centro Tukán completa: “Essa obra representa a realização do sonho de muitos anciãos, professores indígenas, líderes e guardiões que já se foram (se tornaram encantados) e nos deixaram seus saberes, agora preservados nesse livro para as futuras gerações do povo Tenetehar” disse ela.

Para o CEO da Fribal Carlos Schimdt “patrocinar essa obra é valorizar a cultura ancestral, além de criar-se um registro importantíssimo para as futuras gerações. O Grupo Fribal, que sempre apoiou a cultura e a educação, sente-se honrado em ajudar a viabilizar esse trabalho tão importante”, disse ele.

O Dir. de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite, enfatizou a alegria em apoiar projetos que valorizam os povos originários: “Vimos no livro uma grande sensibilidade e respeito pela cultura indígena, por isso a Equatorial Maranhão tem orgulho de apoiar um trabalho tão belo e cuidadoso. Através da arte é possível preservar a tradição dos povos tradicionais e dar visibilidade a essa cultura tão rica em sabedoria”, pontuou ele.

Toda a renda da venda do livro será revertida para o Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán. Uma obra para ser lida, e revisitada muitas vezes, com beleza plástica e muita riqueza ancestral, agora à disposição de todos e todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário