terça-feira, 30 de setembro de 2025

Deputados ressaltam que obras estruturantes do governo Brandão ficarão para a história


Deputados da base governista na Assembleia Legislativa ressaltaram, na sessão plenária desta terça-feira (30), o comprometimento e o trabalho do governador Carlos Brandão (PSB) ao enumerar obras em diversas regiões do Maranhão. Os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Daniella (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Catulé Júnior (PP), João Batista Segundo (PL) e Fred Maia (PDT) assinalaram ações em municípios como Grajaú, Caxias, Humberto de Campos, Pedreiras, além de cidades da Baixada Maranhense.

Ricardo Arruda agradeceu e destacou a obra de construção do aeroporto de Grajaú, um pedido seu atendido pelo governador; do Centro de Hemodiálise e a pavimentação da MA-006, sonhos antigos da população. Ele destacou que as ações ficarão como legado. “Isso é que vai marcar a sua gestão. Obras estruturantes, necessárias e que ficarão para a história do nosso estado”, destacou.

Para o deputado, as iniciativas do governo mostram que ele está no caminho certo. “Eu me sinto com meu mandato legitimado, com tantas obras importantes, tantas iniciativas do Governo do Estado que puderam chegar por reivindicação nossa, mas, sobretudo, por sensibilidade do governador Carlos Brandão às necessidades do nosso povo”.
*Ações concretas*

Ana do Gás repercutiu a entrega pelo governo de 2.700 kits para agricultores familiares de 111 municípios, em parceria com a Fetaema. Também destacou a quarta rodada do programa Tempo de Semear, que garante crédito a esse segmento. “Quero fazer aqui um reconhecimento especial e justo ao nosso governador Brandão, que tem demonstrado, com atitudes concretas, seu olhar sensível, municipalista e profundamente humano”.

Ela criticou o grupo de oposicionistas, que ataca o governador com afirmações infundadas e, também, agradeceu o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pelo trabalho realizado. “Orleans tem dialogado diariamente com todos os representantes, visitando as comunidades, ouvindo a demanda, fazendo essa ponte necessária entre o governo do Estado e os municípios. Ele é hoje uma referência de gestão próxima, moderna e comprometida com todas as bases”, assinalou.

Os deputados Adelmo Soares, Daniella e Catulé Júnior trataram sobre ações realizadas em Caxias, tendo citado serviçoes em outras cidades também. Adelmo destacou o governo pelo ineditismo em diversas iniciativas, a exemplo da entrega de 10 mil tablets a estudantes do município e a inauguração do Centro de Ciências da Saúde da Uema.

“A passagem do governador Carlos Brandão na nossa cidade, acompanhado do secretário Orleans Brandão, nos trouxe muito mais benefícios, mais avanços para a cidade”, afirmou Adelmo.




Daniella destacou ações na educação e saúde de Caxias e Açailândia e reafirmou seu compromisso com o grupo político do governador. “Eu quero, mais uma vez, reafirmar o meu compromisso com o povo do Maranhão, com esse grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão, que tanto tem feito pelo nosso estado. Tenho muito orgulho de caminhar de mãos dadas com ele, com o seu secretariado, e dizer que a gente está aqui para somar”, afirmou.

Catulé Júnior falou sobre ter acompanhado agenda em Humberto de Campos, ao lado do secretário Orleans Brandão, que representou o governo, assinou ordens de serviço e entregou cartões do Maranhão Livre da Fome. Também tratou sobre a celebração do aniversário de Caxias, junto com o governador Carlos Brandão. “Quero aqui render meus agradecimentos ao governador por ser um amigo da cidade de Caxias e um amigo do Leste Maranhense”, disse.

*Baixada e Médio Mearim*

João Batista Segundo observou o trabalho realizado pelo governador na Baixada Maranhense, em especial na rodovia MA-014. “Milito na região, sou da região, venho dizer que a Baixada nunca teve um olhar tão especial como está tendo pelo nosso governador Carlos Brandão”, assegurou.

Fred Maia pontuou ações na área de segurança e educação na região do Médio Mearim e elogiou o fato do secretário Orleans Brandão atender ligações de todos e prontamente encaminhar solução para a demanda apresentada, a exemplo da obra de reforma do colégio Oscar Galvão, em Pedreiras. “A gente fica feliz em saber que a gente liga para as autoridades e as autoridades imediatamente atendem”, disse.

Alcântara ganha Museu Quilombola em Itamatatiua

 

TURISMO

Novo espaço museológico celebra a memória das ceramistas e do povo quilombola do Maranhão

A Associação de Mulheres de Itamatatiua e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inauguram no próximo dia 07, às 10h, o Museu Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara (MA). A solenidade contará com a presença de entidades públicas e movimentos sociais, além de apresentação de tambor de crioula e visita guiada ao novo museu.  

A ação de memória desenvolvida no Centro de Produção de Cerâmica de Itamatatiua, conduzido por Eloisa de Jesus e demais artesãs, agora ganha novo espaço físico, construído especialmente para celebrar a história das ceramistas e das tradições do povo quilombola do Maranhão. A iniciativa comunitária contou ainda com apoio técnico da Associação de Mulheres de Itamatatiua e da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Narrativas, Inovação, Design e Antropologia do Programa de Pós-graduação em Design (NIDA-PPGDg) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). 

A exposição apresenta tanto o processo de fabricação da cerâmica tradicional, famosa mundialmente, quanto aspectos históricos da formação do quilombo, como a doação das terras para Santa Tereza de Jesus, a figura do encarregado, seus moradores, o festejo tradicional e os saberes e modos de fazer ancestrais. O evento é aberto ao público e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo contato (98) 99227-6936 e pela página no Instagram @quilomboitamatatiua.

Programação

Abertura do Museu Quilombola de Itamatatiua

Data: Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Horário: 10h

Local: Centro de Produção de Cerâmica de Itamatatiua

Atrações: Apresentações culturais e visita guiada ao museu

Agendamentos de visitas no telefone (98) 99227-6936 e no perfil @quilomboitamatatiua

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Equatorial Maranhão amplia conectividade com tecnologia de comunicação via satélite e garante avanços no atendimento


Com o objetivo de assegurar maior qualidade no fornecimento de energia em todo o estado, a Equatorial Maranhão segue investindo em inovação, eficiência e proximidade com os clientes. Nesse contexto, a Distribuidora implantou a tecnologia de comunicação via satélite com disponibilidade de internet de alta velocidade (Starlink) em 225 equipes em operação em diferentes regiões do Maranhão. O sistema garante acesso rápido e estável à internet, mesmo em áreas remotas, possibilitando mais eficiência, segurança e agilidade nas atividades de campo. A iniciativa fortalece a comunicação operacional e reafirma o compromisso da empresa em garantir serviços cada vez mais modernos e confiáveis.

Mais conectividade em todas as regionais do Maranhão

Atualmente, a maior parte das equipes da Distribuidora já atua com internet de alta velocidade via satélite em diferentes regiões do estado, ampliando a conectividade e a eficiência operacional. No sul do Maranhão, o avanço é ainda mais expressivo: todas as equipes em operação já contam com a tecnologia, garantindo agilidade no atendimento e mais segurança para os profissionais que estão em campo.

Com a comunicação via satélite de alta velocidade, o estado passa a contar com respostas mais rápidas às ocorrências emergenciais, maior estabilidade na comunicação em áreas de difícil acesso, redução no tempo de restabelecimento da energia em situações críticas e mais precisão para os profissionais que atuam diretamente em campo.

"A comunicação via satélite representa um marco para nossas operações. Com ela, conseguimos manter nossas equipes conectadas em qualquer ponto da região, trazendo agilidade no atendimento e mais segurança para todos", destaca Ivan Bazzan, Gerente de Operações da Equatorial Maranhão.

Compromisso com inovação e tecnologia

Para facilitar ainda mais a vida dos clientes, a Equatorial Maranhão disponibiliza diversos canais de atendimento. Pela Central 116 (ligação gratuita), é possível registrar ocorrências, esclarecer dúvidas e solicitar serviços. Já no WhatsApp, a Clara, assistente virtual da Equatorial, atende de forma rápida e prática pelo número (98) 2055-0116, auxiliando em casos de falta de energia, segunda via de conta, consultas e outras demandas. Além disso, os clientes contam com o site e o aplicativo Equatorial Energia, que oferecem serviços digitais de forma simples, segura e acessível a qualquer hora e de qualquer lugar.

A Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com a inovação, segurança, qualidade e proximidade com os clientes, investindo continuamente em soluções tecnológicas que aproximam ainda mais a empresa da população. Cada novo avanço reforça a missão de levar energia de qualidade, com confiabilidade e atendimento humanizado, a todos os clientes.

Treinamento sobre Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta e Feedback no Hospital dos Servidores Estaduais


Investimento contínuo em pessoas visa melhorar os serviços assistências de saúde

O Hospital dos Servidores Estaduais (HSE-HSLZ) realizou mais uma etapa de seu programa contínuo de capacitação de lideranças, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência e a humanização no atendimento em saúde.

O treinamento, promovido pela Diretoria Geral, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Núcleo de Gestão de Gente (NGG), trouxe como tema “Inteligência Emocional e Feedback: Ferramentas Essenciais para Liderar”, e foi conduzido pela psicóloga Nadya Pereira, especialista em Gestão de Pessoas. Além de palestra e debates, ela conduziu dinâmicas em grupos entre os profissionais multidisciplinares de saúde.

“Nosso intuito foi empoderar e desenvolver nossos colaboradores também no âmbito da inteligência emocional e no comportamento humano. Estamos desenvolvendo vários treinamentos nesse sentido junto às nossas lideranças” destacou Chrystiane Vasconcelos, Gestora do Núcleo de Gente e Gestão do HSE – HSLZ.

Capacitação para uma Liderança Mais Eficiente e Humana

Durante o encontro, líderes de diversas áreas do hospital tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel da inteligência emocional na condução de equipes. A psicóloga Nadya Pereira destacou a importância do autoconhecimento para gestores e líderes, ressaltando que compreender as próprias emoções e as dos outros é um passo fundamental para tomadas de decisão mais assertivas e para a construção de um ambiente de trabalho saudável.

Além disso, o treinamento abordou o feedback como ferramenta estratégica de desenvolvimento, desmistificando sua associação apenas a críticas e reforçando seu papel como elemento de alinhamento, motivação e crescimento profissional.

“Inteligência emocional e comunicação são ferramentas essenciais para líderes, e habilidades de suma importância em todo ambiente corporativo. Tudo isso é muito importante para o desenvolvimento e melhor desempenho de cada profissional” reforçou a psicóloga.

Comunicação Não-Violenta: A Chave para o Diálogo

Um dos pontos altos do encontro foi a explanação sobre o método conhecido como Comunicação Não-Violenta (CNV), criado e sistematizado por Marshall Rosenberg, que propõe um modelo de interação baseado em quatro componentes: observação sem julgamento, expressão de sentimentos, identificação de necessidades e formulação de pedidos claros.

Segundo Nadya Pereira, a prática da CNV fortalece os vínculos entre profissionais e contribui para reduzir conflitos internos, tornando a comunicação mais empática e colaborativa: “Quando escutamos além das palavras e reconhecemos sentimentos e necessidades, criamos um ambiente de confiança mútua. Isso impacta diretamente a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes”, destacou a psicóloga.

Compromisso do HSE-HSLZ com a melhoria contínua

A iniciativa faz parte de uma série de investimentos do HSE em desenvolvimento humano e valorização de talentos internos, pilares estratégicos para garantir uma assistência de qualidade e centrada no paciente.

Ao promover treinamentos como este, a instituição reforça sua visão de que líderes bem preparados são essenciais para manter a motivação das equipes e assegurar um atendimento cada vez melhor e mais humanizado.

“Ao capacitar nossas lideranças, estamos investindo no futuro do hospital e na experiência de cada paciente que passa por aqui. Humanização é um valor que precisa ser vivido na prática, além da excelência, que é um processo contínuo a ser implementado”, afirmou o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plinio Tuzzolo.

Projeto E+ Geladeira Nova chega a Imperatriz, Davinópolis e São João Batista


Iniciativa da Equatorial Maranhão promove troca de geladeiras e ventiladores antigos por novos
A Equatorial Maranhão realiza, nesta semana, o Projeto E+ Geladeira Nova, nos municípios de Imperatriz, Davinópolis e São João Batista. A ação possibilita a substituição de geladeiras e ventiladores antigos por aparelhos novos e, ainda, oferece diversos serviços gratuitos à população, com o objetivo de promover a economia de energia e melhorar a qualidade de vidas das famílias maranhenses.

O E+ Geladeira Nova é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, integrada ao Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL). Voltado para famílias baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, o projeto disponibiliza eletrodomésticos com Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, que podem consumir até 40% menos energia em comparação a equipamentos antigos.

Para concorrer ao sorteio, os interessados devem atender aos seguintes critérios:Ser titular da conta de energia;
Estar em dia com a Equatorial Maranhão;
Morar no município onde ocorre a ação;
Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia;
Possuir uma geladeira ou ventilador antigo em funcionamento para a troca;
Apresentar documento de identificação (RG e CPF) e a conta de energia mais recente.

Em Imperatriz, o cadastro acontece nesta terça-feira (30) e quarta-feira (1º), das 9h às 16h, e na quinta-feira (02), das 8h30 às 11h30, no Centro de Convenções de Imperatriz. O sorteio será realizado na quinta-feira (02), às 15h30, e a troca dos equipamentos ocorre na sexta-feira (03), das 8h às 12h.

Já em Davinópolis, o cadastro será na terça-feira (30) e quarta-feira (1º), das 9h às 16h, na Quadra Poliesportiva do Francisco Alves, localizada na Rua Davi Alves Silva, nº 360. O sorteio ocorre na quinta-feira (02), às 9h30, e a entrega dos novos equipamentos será realizada na sexta-feira (03), das 8h às 12h.

No município de São João Batista, o cadastro ocorre também na terça-feira (30) e quarta-feira (1º), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Ginásio Nonatinho Diniz, localizado na Rua Benício Gomes dos Santos, no Centro da cidade. O sorteio será na quinta-feira (02), às 8h, e a entrega dos equipamentos na sexta-feira (03), a partir das 7h.

Com o objetivo de facilitar o acesso aos benefícios e promover o consumo consciente de energia, além da troca de equipamentos, a Equatorial Maranhão também oferece cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, troca de lâmpadas ineficientes por modelos de LED, mais econômicos e eficientes, além de negociação de débitos, com condições facilitadas.

Com o Projeto E+ Geladeira Nova e as demais ações, a Equatorial Maranhão reforça o compromisso em promover a eficiência energética e contribuir para a redução no consumo de energia elétrica das famílias maranhenses.

Serviço

E+ Geladeira Nova - ImperatrizCadastro: 30 de setembro e 1º de outubro, das 9h às 16h, e 02 de outubro, das 8h30 às 11h30;
Sorteio: 02 de outubro, às 15h30;
Troca dos equipamentos: 03 de outubro, das 8h às 12h;
Local: Centro de Convenções de Imperatriz;

E+ Geladeira Nova - DavinópolisCadastro: 30 de setembro e 1º de outubro, das 9h às 16h;
Sorteio: 02 de outubro, às 9h30;
Troca dos equipamentos: 03 de outubro, das 8h às 12h;
Local: Quadra Poliesportiva do Francisco Alves, Rua Davi Alves Silva, 360;

E+ Geladeira Nova - São João BatistaCadastro: 30 de setembro a 1º de outubro, das 8h às 12h | 13h às 17h;
Sorteio: 02 de outubro, às 8h;
Troca dos equipamentos: 03 de outubro, às 7h;
Local: Ginásio Nonatinho Diniz, Rua Benício Gomes dos Santos, s/n, Centro.

Antônio Dino Tavares será candidato a deputado federal em 2026


O vice-presidente da Fundação Antônio Jorge Dino, entidade mantenedora Hospital do Câncer Aldenora Bello, Antônio Dino Tavares, será candidato à Câmara Federal nas eleições de 2026.

A informação foi repassada ao Blog do Domingos Costa por uma fonte muito próxima de Dino. Embora ainda não tenha feito nenhum tipo de anúncio, Antônio deverá informar seus familiares, amigos, funcionários e apoiadores dentro das próximas semanas.

Ainda não está definido o partido pelo qual o chefe da Fundação Antônio Jorge Dino irá enfrentar as urnas eleitorais pela primeira vez, contudo, existe forte diálogo com a federação partidária que reúne os partidos dos Solidariedade e PRD, liderada no Maranhão pelo deputado federal Marreca Filho...

Continue lendo em:

ALUNOS DE DIREITO DA UNDB SE DESTACARAM EM RENOMADOS ESCRITÓRIOS NACIONAIS DE ADVOCACIA


Programa de Mobilidade Nacional para a Prática Jurídica LEXPERIENCE UNDB foi sucesso em sua primeira edição

O Curso de Direito do Centro Universitário UNDB integrou o Programa de Mobilidade Nacional para a Prática Jurídica LEXPERIENCE - um projeto inédito de intercâmbio profissional - que consiste em um estágio com vivência jurídica real, nos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil. Nessa primeira edição, o estágio se deu nas férias de julho de 2025, com um total de oito alunos participantes.

Os alunos da UNDB estagiaram em renomados escritórios nos estados do RJ, SP, DF e PR e puderam vivenciar como é estar no centro da prática jurídica, trabalhando ao lado de grandes advogados e suas equipes; e lidando com casos reais e complexos.



Essa iniciativa reforça o compromisso do Curso de Direito da UNDB de proporcionar uma formação jurídica completa, conectando teoria e prática de forma efetiva.

O Valor do estágio na formação acadêmica

O estágio representa uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem o cotidiano da advocacia, enfrentando casos reais e participando da elaboração de peças processuais ao lado de profissionais experientes e reconhecidos nacionalmente.

Essa vivência prática não só consolida o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também desenvolve habilidades essenciais para o exercício da profissão, como raciocínio jurídico, ética, postura profissional e trabalho em equipe.

O aluno do 10º período de Direito da UNDB Sebastião Marques de Castro Filho foi um dos selecionados e estagiou no escritório Salomão Advogados no Rio de Janeiro; uma experiência que ele classifica como única em sua formação:

“Foi uma experiência sem igual. A oportunidade de trabalhar em casos estratégicos como os do Salomão, onde cada caso é uma aula de processo e de direito material, foi de extrema importância para o meu crescimento profissional. Fora isso, o ambiente corporativo e colaborativo do Salomão Advogados me permitiu fazer boas amizades e expandir meu networking. Durante o curso, eu me identifiquei com as cadeiras de Direito Empresarial, muito em razão dos professores que eu tive na UNDB, e a oportunidade no Salomão Advogados (RJ) surgiu como uma luva para a minha carreira acadêmica. Eu sou muito grato à UNDB por tudo que vivi” declarou Sebastião Marques.

A aluna Viviane Cantanhede, do oitavo período de Direito da UNDB também fez seu estágio no Rio de Janeiro, no escritório Nele Machado: “Foi uma experiência de muito aprendizado e uma forma diferenciada de conhecer outra cidade e fazer o estágio obrigatório do curso de forma diferente. Aproveitei cada segundo” disse a aluna.

Em São Paulo, Antônio Aragão foi aprovado para estagiar no escritório Bottini & Tamasauskas (SP), renomado em Direito Penal Econômico, assim como Fabrício Lira Castro Pereira, que estagiou no escritório Rodrigo Mudrovitsch (SP): “Desde que eu vi o programa me inscrevi logo, porque era uma oportunidade única de ter a prática jurídica, além da teórica que a gente já teve aqui na UNDB. Além do aprendizado, pude conhecer novas pessoas e ampliar meus contatos” declarou Fabrício.

Alunos da UNDB deixaram marcas de excelência nos estágios nacionais

Todos os alunos de Direito da UNDB que participaram dessa primeira edição do programa LEXEPERIENCE tiveram êxito. Além de fazerem novas amizades e ampliarem suas redes de contato, eles deixaram uma marca de excelência onde estagiaram e foram muito elogiados.

Segundo o advogado Dr. Georges Gabi Hajj, associado do escritório Salomão, Kaiuca, Abrahão, Raposo & Cotta Sociedade de Advogados

no Rio de Janeiro, o estagiário Sebastião Marques de Castro Filho teve um ótimo aproveitamento:

“O Sebastião foi um estagiário muito interessado, profissional e comprometido com a rotina da equipe, e com a técnica jurídica. Ele se relacionou muito bem com todos os outros estagiários do nosso escritório; soube trabalhar em equipe, se portar e apresentar seus posicionamentos. Conosco ele pôde vivenciar muito da nossa rotina de contencioso aqui no Rio de Janeiro. Foi ao tribunal diversas vezes, acompanhou julgamentos e diligências extremamente complexas e difíceis; acompanhou distribuição de ação, protocolo de prazos processuais; trabalhou em pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais, e também trabalhou diretamente na elaboração de peças. E mais, participou de reuniões internas com a equipe, e se engajou de forma completa em toda a rotina e vivência do contencioso civil que a gente realiza. Em suma, o desempenho dele foi ótimo; demonstrou grande técnica, muito comprometimento e um profissionalismo acima da média” destacou Dr. Georges Gabi Hajj.

O Professor Arnaldo Vieira, Coordenador do Curso de Direito da UNDB, destacou os diversos benefícios na formação dos alunos que participam desse programa de intercâmbio jurídico inédito:

“Parcerias com grandes escritórios ampliam a rede de contatos dos nossos alunos, facilitando a inserção no mercado de trabalho e promovendo o crescimento profissional e pessoal. Além disso, a troca de experiências com advogados de diferentes áreas permite uma visão mais ampla e atualizada do universo jurídico brasileiro, contribuindo para a formação de profissionais críticos e preparados para os desafios da sociedade. Nosso objetivo é formar juristas comprometidos, éticos e inovadores, prontos para transformar a realidade em que atuam. Ficamos orgulhosos dos nossos alunos nessa primeira edição, e esperamos que as participações nos próximos semestres sejam igualmente exitosas” destacou o Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário UNDB.

HU-UFMA sedia evento nacional de apresentação dos profissionais do Programa ‘Mais Médicos Especialistas’, do Ministério da Saúde


Outros quatro Hospitais da Rede Ebserh também sediaram a cerimônia, realizada simultaneamente em instituições de dez estados brasileiros

São Luís (MA) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) teve participação expressiva durante o ato nacional “Agora Tem Especialistas: ações de formação e provimento”, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) na tarde desta sexta-feira (26). O evento, que apresentou oficialmente os profissionais do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME), aconteceu em dez instituições do país, cinco delas administradas pela Ebserh, incluindo o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA). A cerimônia aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra e foi transmitida para o auditório azul.

Além de sediar, a participação da Rede Ebserh neste Programa consiste em promover atividades formativas como supervisão, mentorias e imersão hospitalar.
Os profissionais apresentados serão distribuídos para atuarem em serviços municipais e estaduais, incluindo hospitais, policlínicas, centros especializados e instituições filantrópicas, ampliando o acesso a consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). No HU-UFMA, serão 22 médicos, com acompanhamento de 25 tutores em 10 programas.

Em pronunciamento por vídeo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que essa é uma ação inovadora para ajudar os estados e municípios a terem profissionais médicos já especialistas atuando nas regiões que necessitam. “Serão acompanhados e receberão aprimoramento permanente de uma instituição de excelência, sejam dos hospitais universitários, sejam das instituições privadas de excelência, como os que fazem parte do PROADI, atendendo, aprendendo, construindo novos conhecimentos e reduzindo o tempo de espera e ampliando o atendimento especializado”, ressaltou.

Na ocasião, o secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzley Timóteo destacou que o Programa reforçará a capacidade de atendimento especializado em todo o país, inclusive no interior dos estados. “O SUS só acontece com a colaboração de vários atores. O Ministério da Saúde sempre olhou com muito carinho para a Atenção Primária e agora precisamos olhar também para a Atenção Especializada. Esse projeto vem para dialogar com os diferentes entes para proporcionar um melhor cuidado para a população.”

Neste sentido, o superintendente em exercício do HU-UFMA, José Dyego de Araújo Brito, enfatizou o papel da instituição no processo de formação e acolhimento dos profissionais. “O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a área da saúde no estado do Maranhão. A nossa missão, além de oferecer uma boa assistência, é garantir a formação profissional de excelência. Entramos nesse projeto como grandes parceiros por meio da Ebserh, contribuindo em mais de 10 programas em áreas estratégicas para a saúde pública”.

A ginecologista Wanine Alencar, destacou sua alegria em estar ingressando no projeto para atuar no município de Pedreiras. “O Mais Médicos Especialistas é muito importante, pois sabemos que é uma realidade as pessoas não terem acesso ao especialista no interior, tendo que se deslocar para São Luís ou estados vizinhos. A proposta do Ministério da Saúde é nos aprimorarmos dentro da nossa área para oferecer um diagnóstico mais seguro para o paciente”, ressaltou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimunda Rudakoff; o deputado estadual, Carlos Lula; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, Thais Mesquita; o assessor institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Além do HU-UFMA, as instituições da Ebserh que também sediaram o evento foram: o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC); o Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA); o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI); e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG).

Fortalecimento da atenção especializada no SUS

Na ocasião, também foram anunciados os próximos incentivos dentro do projeto “Mais Médicos Especialistas”, entre eles o novo edital do Pró-Residências, a oferta de três mil bolsas para residência médica para 2026 e o fortalecimento da preceptoria em 20 especialidades médicas, além das áreas de Enfermagem Obstétrica e Física Médica.

A Ebserh tem papel estratégico nesse processo porque também tem como missão a formação de profissionais e especialistas em saúde. Além de atuar diretamente no ensino e na pesquisa, a Rede tem ampliado o acesso da população à atenção especializada por meio dos mutirões “Dia E – Ebserh em Ação”, realizados em parceria com o Programa ‘Agora Tem Especialistas’. Na edição mais recente do Dia E, realizada no dia 13 de setembro, os 45 Hospitais Ebserh registraram 34.290 procedimentos em todo o país. No HU-UFMA, foram 4.066 atendimentos, sendo 3920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias. (Confira a matéria AQUI).

Foi realizada também a assinatura simbólica da Portaria de 23/09/2025 que autoriza o repasse de recursos financeiros destinados aos municípios do Estado do Maranhão para execução de obras de construção de Unidade de Saúde- UBS e para os centros de Atenção Psicossocial-CAPS, para o fortalecimento do SUS.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Marília Rêgo e Danielle Morais, com revisão de Danielle Campos

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

domingo, 28 de setembro de 2025

Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social



Deputada Iracema Vale durante ato de entrega de kits para a agricultura familiar feita pelo governador Carlos Brandão

Presidente da Assembleia ressaltou a importância do incremento no setor durante a entrega de kits para fortalecimento da agricultura familiar no MaranhãoA presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na sexta-feira (26), de solenidade promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.

Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. “Estamos falando de famílias que produzem o alimento que chega à mesa dos maranhenses. Valorizar esses trabalhadores é investir diretamente na segurança alimentar e na geração de renda em nosso estado”, afirmou a parlamentar.

Na ocasião, foram entregues pelo Governo do Estado 2.700 kits de apoio à produção agrícola, beneficiando agricultores e agricultoras familiares de 111 municípios maranhenses. Os equipamentos distribuídos incluem 1.500 kits de irrigação, 500 roçadeiras, 500 forrageiras e 200 motores rabeta, destinados a associações, entidades parceiras e sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Fetaema.

Na ato, o governador Carlos Brandão comemorou as ações voltadas para a agricultura familiar. “Essa é a maior entrega que o governo já fez. Eu fico muito feliz em atender 2.700 famílias que trabalham na agricultura familiar do nosso estado”, afirmou.Iracema Vale, governador Brandão e outras autoridades entregam cartão-auxílio para agricultores investirem na aquisição de sementes e insumos

Tempo de Semearr

Além das entregas, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) realizou o 4º sorteio de beneficiários do programa ‘Tempo de Semear’, que, desta vez, contemplou 23 produtores da mesorregião Oeste Maranhense. Os contemplados receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, por meio de cartão de débito, para investir na aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas em estabelecimentos comerciais autorizados.

A presidente da Fetaema, Ângela Silva, destacou a importância das parcerias institucionais para o avanço da agricultura familiar no Maranhão e agradeceu o apoio recebido: “Esse é um momento de grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. Agradecemos ao Governo do Estado e aos parceiros pelo compromisso com a nossa luta e por acreditarem na força da agricultura familiar”, afirmou.Na cerimônia, deputada Iracema Vale destacou a importância do investimento contínuo na agricultura familiar

Também participaram do evento o Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB); o secretário de Agricultura e Pecuária Sagrima, Fábio Gentil (PP); os deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Ana Gás (PCDB); além de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas.Representantes de entidades voltadas à agricultura familiar participaram do ato de entrega dos kits

Dudu Diniz participa de ação da saúde e do festejo de São José de Ribamar


O ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Dudu Diniz, participou, no sábado pela manhã, da ação da saúde em parceria com o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Saúde.

Na ação, houve consultas oftalmológicas e distribuição de óculos de grau, totalmente gratuitos, além de tratamento de varizes para quem precisa. Foram mais de mil atendimentos ao povo ribamarense.

“Transformando vidas em São José de Ribamar! Tive a honra de participar de mais uma ação incrível do Governo do Estado, proporcionando consultas oftalmológicas e distribuindo óculos totalmente gratuitos para quem precisa. Além disso, também levamos cuidados para quem enfrenta problemas de varizes. A missão continua, mesmo sem mandato. Agradeço ao nosso governador Carlos Brandão, ao secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, ao querido secretário municipalista Orleans Brandão e a todos que fazem isso acontecer”, disse.

Dando continuidade à programação, Dudu Diniz ressaltou a importância da participação da comunidade nas festividades e nas ações de saúde. “É fundamental que todos se envolvam. A saúde é um direito de todos e momentos como este reforçam nosso compromisso com o bem-estar da população”, afirmou.

À noite, Diniz também participou, ao lado do governador Carlos Brandão, do deputado estadual Jota Pinto e da vereadora de São Luís, Concita Pinto, da celebração da missa no Festejo de São José de Ribamar.

“Celebrando a fé e a união no Festejo de São José de Ribamar! Que as bênçãos do nosso Santo Padroeiro iluminem cada canto da nossa cidade e nos inspirem a construir um futuro repleto de amor e solidariedade”, disse Dudu.

sábado, 27 de setembro de 2025

Governo do Estado revitalizará praças do Anjo da Guarda


O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido por vereadores, lideranças comunitárias e moradores do Anjo da Guarda, na noite de quinta-feira (25), para ouvir as pessoas e entender as demandas da comunidade. No encontro, ele anunciou que o Governo do Estado fará a completa revitalização do conjunto de praças do bairro onde acontece o espetáculo da Via Sacra, realizado na Semana Santa pelo Grupo Grita.

“A Via Sacra é um espetáculo que impressiona, um trabalho teatral fantástico que eleva a religiosidade e impulsiona o turismo religioso, atraindo católicos do Maranhão e do Brasil para São Luís. E nós que estamos sempre conversando com nossos vereadores sobre as necessidades da nossa capital, hoje viemos aqui também para ouvir as pessoas e reafirmar o compromisso do Governo do Estado em trabalhar por todos os municípios”, declarou Orleans Brandão.

Ao lado dos vereadores André Campos, Raimundo Penha, Wendell Martins e Marquinhos, o secretário de Assuntos Municipalistas recebeu dos dirigentes do Grupo Grita a solicitação de reconstrução da Praça do Recanto, a reforma do Teatro Itapicuraíba e a revitalização das Praças da Ressurreição e do Anjo. Ao longo do ano, as praças também funcionam como importantes pontos de cultura para a juventude e para os grupos artísticos locais.

“Assim como estamos percorrendo todo o estado, indo até os municípios conhecer as necessidades e levar as melhorias que a população precisa, também visitamos os bairros de São Luís, conversando com os vereadores, as lideranças comunitárias e os moradores. Nosso compromisso é estar presente e buscar as soluções”, finalizou Orleans Brandão.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Neto Evangelista repreende e cobra autocontrole e inteligência emocional da oposição

 


A deselegância na oratória da oposição, com palavras de baixo calão ao fazer críticas vazias ao governador Carlos Brandão (PSB), chegou a nível tão elevado que mereceu posicionamento duro do líder do governo, deputado Neto Evangelista (União), na sessão desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa. Ressaltando a grandeza do Parlamento Estadual, Neto foi incisivo, repreendeu e cobrou mais compostura dos parlamentares oposicionistas.

“Eu acho que qualquer discussão aqui é importante. Agora, tragam ao nível de que este Parlamento necessita, tragam ao nível que os eleitores de Vossas Excelências, que os colocaram aqui, esperam”, observou.

Neto Evangelista também advertiu para que os oposicionistas não percam o autocontrole ao tentar fazer valer seus argumentos, e sugeriu que, em casos como esse, deveriam ficar calados

“Vossas Excelências perdem a razão no momento que saem da linha. Se não têm inteligência emocional para discutir temas importantes para o Maranhão, não subam à tribuna, se resguardem ao direito de permanecerem calados, porque esse debate não ajuda”, afirmou, de forma incisiva.

Na visão de Neto Evangelista, esse tipo de postura apequena o Parlamento e atrapalha o bom andamento do Legislativo. 

“Eu fico imaginando as pessoas assistindo ao YouTube, à TV Assembleia, e olha a postura de um deputado na tribuna da Assembleia Legislativa, chamando um chefe de governo de palavras de baixo calão”, destacou.

Sucesso na 5ª edição do Prêmio Beleza Top 2025



São Luís viveu uma noite de brilho, glamour e reconhecimento no dia , 25 de agosto, durante a realização da 5ª edição do Prêmio Beleza Top 2025. O evento, promovido pelo apresentador do Programa Top e Top Kids Teen da TV São Luís REDETV e colunista social do jornal O Debate, William Santos, reuniu personalidades da beleza, empresários, profissionais e influenciadores no sofisticado espaço da Villa Reale Buffet Calhau.


Consolidado como uma das premiações mais aguardadas do calendário social maranhense, o Prêmio Beleza Top destacou nomes e instituições que se sobressaem nas áreas da beleza, bem-estar, responsabilidade social, saúde e empreendedorismo, reconhecendo iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da capital.


A noite contou com homenagens especiais, entrega de troféus, momentos de emoção e, claro, muito glamour. Entre os destaques o badalado desfile da loja Carmen Steffens Shopping da Ilha e o show da banda Bonde do Desejo. Com a 5ª edição, o Prêmio Beleza Top reafirma sua importância como vitrine de talentos e iniciativas de impacto em São Luís, reforçando o compromisso de valorizar quem faz a diferença.

Destaque da Judoca do Projeto Social “Farol dos Campeões”


O time social do Porto São Luís, Lívia Cândice, Debora Rodrigues e Quilana Viégas com o Sensei Witaçuci Bezerra e os judocas do projeto Farol dos Campeões que competiram no JEM´s, Larissa Valentim Ferreira, RKayara Ferreira e Wesley Santos. Os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) nesse ano de 2025 revelaram mais uma promessa do judô maranhense: a atleta RKayara Rocha Ferreira, integrante do projeto social Farol dos Campeões, mantido pelo Porto São Luís.

A jovem judoca de apenas 13 anos conquistou a medalha de ouro na categoria Sub-15 Infantil e assegurou vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), além de uma vaga no Brasileiro de Judô.

O projeto social Farol dos Campeões, mantido pelo Porto São Luís, oferece aulas gratuitas de judô, no contraturno escolar, a 60 crianças e jovens das comunidades do Cajueiro e Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal, Mãe Chica e adjacências, realizadas na própria comunidade. Criado há dois anos, já colhe resultados expressivos, dentro e fora do tatame. Sob orientação do Sensei Witaçuci Bezerra, o projeto tem transformado a rotina de crianças e jovens, ao unir esporte, disciplina e inclusão social.

Filha da costureira Zuleide de Jesus Rocha e do ferreiro-armador Wanderson Machado Ferreira, Rkayara é a primeira atleta da família a alcançar projeção no esporte. Para a família, os benefícios vão muito além das medalhas, significam mudança de vida.

Para o Porto São Luís, o Farol dos Campeões integra o eixo esporte do seu Programa Social, que busca melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens, promovendo educação, disciplina e cidadania.

Com o ouro nos JEM’s e a vaga nos JEB’s e no Brasileiro, Rkayara se consolida como símbolo do potencial dos projetos sociais esportivos. Mais que medalhas, sua trajetória reflete esperança, disciplina e a construção de um futuro mais promissor para os jovens do Maranhão.

Hospital dos Servidores Estaduais aposta em Mindfulness para promover saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho


O Hospital dos Servidores Estaduais (HSE – HSLZ) promoveu a palestra “Saúde Mental no Trabalho: Prática de Atenção Plena (Mindfulness)”, iniciativa voltada para incentivar hábitos que fortalecem a saúde emocional e elevam a qualidade de vida no ambiente corporativo.

A atividade, ministrada pela psicóloga clínica e pedagoga Liane Milhomem, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness, integrou o programa institucional “Treinamento de Lideranças”, que visa o desenvolvimento, a valorização do bem-estar dos profissionais de saúde.

Palestra com foco em prevenção e autoconsciência

Durante o encontro, Liane apresentou conceitos e técnicas que permitem aos profissionais manterem a atenção no momento presente, sem julgamentos, desenvolvendo autoconsciência, resiliência emocional e foco na produtividade.

Segundo a palestrante e psicóloga, os benefícios do mindfulness no ambiente de trabalho vão desde a redução do estresse e da ansiedade, passando pela melhora da comunicação interpessoal, até o fortalecimento da inteligência emocional e social.

“Quando estamos presentes, conseguimos reagir de forma mais serena aos desafios, reconhecer nossos limites e fortalecer nossas relações interpessoais”, destacou Liane Milhomem, lembrando que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

Dicas de Saúde Emocional: Ferramentas práticas para o dia a dia

A palestra trouxe exemplos práticos de como aplicar a atenção plena na rotina, com ações fáceis de fazer e de grandes resultados:

Respiração consciente e pausas breves para retomar o equilíbrio;
Silenciamento de notificações do celular e definição de blocos de foco para reduzir distrações;
Conexão entre tarefas e propósito pessoal, aumentando o engajamento;
Exercícios de escuta ativa e autocompaixão, essenciais para ambientes de alta demanda, como o setor de saúde.

Os colaboradores do HSE participaram de dinâmicas em grupo, refletindo sobre hábitos saudáveis e tóxicos no trabalho e sobre como pequenas mudanças podem gerar grandes transformações no clima organizacional.

Com essa ação, o HSE reafirma mais uma vez o seu papel como instituição que vai além do atendimento médico-hospitalar, promovendo prevenção e cuidado integral para suas equipes. A estratégia faz parte de uma agenda mais ampla de humanização e valorização dos profissionais de saúde, entendendo que colaboradores mais saudáveis e engajados entregam melhor desempenho e um atendimento de maior qualidade à população.

“Se cada um aplicar um pequeno passo amanhã, já terá dado início a uma transformação”, diz um dos slides da apresentação, resumindo o espírito da Prática de Atenção Plena (Mindfulness) proposto nesse trabalho de conscientização coletiva.

SeRHum celebra 30 anos de inovação e impacto no setor de Recursos Humanos


Empresa maranhense com atuação nacional é forte concorrente ao Prêmio Empresa do Ano (PEA) da ACM-MA

A SeRHum, uma das mais tradicionais consultorias de RH e Gestão de Pessoas do Maranhão, comemorou seus 30 anos de fundação em um evento interno repleto de emoção e reconhecimento na última sexta - feira (19.09).

Fundada pela empresária Aparecida Bessa em 1995 na capital maranhense, a empresa construiu uma trajetória sólida no setor de Recursos Humanos, expandindo suas operações para 12 estados brasileiros: Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. A SeRHum se consolidou como uma referência nacional em recrutamento, seleção e desenvolvimento humano.

Para destacar essa trajetória, a celebração do aniversário da empresa foi marcada pela emoção e reuniu colaboradores para uma manhã de reconhecimentos e reflexões. A programação incluiu benção espiritual, café da manhã, homenagens, ginástica laboral e palestra com a especialista Celiane Cabral, que abordou o tema “Resiliência e Vontade: A Força que Sustenta 30 anos de Prosperidade”.

O evento reforçou a cultura organizacional da empresa e reconheceu os profissionais que ajudaram a construir essa grande história de sucesso.

Para os próximos anos, a SeRHum projeta fortalecer sua atuação em Employer Branding, ampliar o uso de inteligência artificial em recrutamento e expandir parcerias com grandes empresas nacionais, reforçando seu compromisso de ser ponte entre talentos e organizações. A inovação, que também é marca registrada da SeRHum, se reflete nos investimentos da empresa na agenda ESG, com ações nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança.

Como destacaram as sócias Aparecida e sua filha Camila Bessa durante a celebração, “Nosso foco é continuar crescendo com qualidade e humanização, preparando pessoas e empresas para os desafios do futuro do trabalho.”

Com uma trajetória marcada por resultados consistentes e impacto social, a SeRHum segue como protagonista no mercado de RH, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento de pessoas e negócios.

Liderança feminina e visão estratégica

Sob a liderança das sócias Aparecida e Camila Bessa, a SeRHum se destaca por unir excelência empresarial, inovação e compromisso social.

A empresa é responsável por gerar milhares de empregos por ano apoiando a seleção de diversas empresas, desenvolver profissionais e apoiar o crescimento sustentável de organizações de diversos setores.

Para Aparecida Bessa, esse é o verdadeiro propósito da consultoria: “Ajudar as pessoas a construírem carreiras e sonhos de modo que transformem suas vidas para melhor”.

A trajetória da empresária, que se confunde com a história da SeRHum, segue rendendo prêmios importantes. Em 2025, Aparecida Bessa foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, distinção que consagra as melhores lideranças no empreendedorismo feminino no país.

E mais, a SeRHum é finalista e forte candidata ao Prêmio Empresa do Ano (PEA) – Categoria Pequena Empresa da Associação Comercial do Maranhão, o que reforça seu posicionamento como uma das mais relevantes empresas maranhenses da atualidade, com destaca atuação nacional.

Sobre a SeRHum e sua missão de transformar vidas

A SeRHum oferece um portfólio diversificado de soluções em RH – recrutamento e seleção, programas de estágio, trainee e jovem aprendiz, avaliação psicológica, assessment, avaliação psicossocial (conforme NR1), seleção e inclusão de PcDs, consultoria organizacional e serviços de RPO (Recruitment Process Outsourcing).

A empresa tem mais de 1.300 contratações anuais, atende mais de 150 clientes por ano e mantém um banco com mais de 350 mil currículos cadastrados, incluindo mais de 10 mil pessoas com deficiência.

Outro diferencial é o investimento em tecnologia e automação: A empresa desenvolveu sistemas próprios para gestão de vagas e utiliza ferramentas como o Power Automate para padronizar e agilizar processos seletivos, garantindo feedbacks estruturados e maior eficiência operacional.

Equatorial Maranhão apoia ação voltada para alunos e professores das redes públicas e privadas




 Alunos e professores maranhenses que participaram e se destacaram nas edições anteriores da ONEE garantem que vale muito a pena se inscrever e participar.
Reta Final para as  Inscrição para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE)

Com a contagem regressiva para o encerramento das inscrições da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), alunos e professores maranhenses são convidados a dar os últimos passos para garantir participação na edição 2025. Até o momento, o estado já soma quase 10 mil alunos inscritos, 536 professores cadastrados e 262 escolas mobilizadas em 136 municípios — números que reforçam o engajamento crescente na competição.

Educação e Sustentabilidade Caminham Juntas

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pela Abradee, com apoio da Equatorial Maranhão, a ONEE busca sensibilizar os jovens sobre o uso eficiente da energia elétrica. Voltada para alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada, a iniciativa combina desafios em formato de games, aulas on-line e provas objetivas, transformando o aprendizado em uma experiência dinâmica e inclusiva.

Além dos prêmios individuais, a ONEE gera benefícios coletivos. Ao aprenderem sobre eficiência energética, os estudantes tornam-se multiplicadores de boas práticas, ajudando a reduzir desperdícios, diminuir a conta de luz das famílias e contribuir para um futuro mais sustentável.

A analista de projetos da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, reforça a importância da mobilização: “Queremos que alunos e professores de todo o estado participem, pois só têm a ganhar. Essa é uma oportunidade única de inspirar novos comportamentos dentro das escolas e nas famílias”, destacou.

A professora Vanessa Cristina Alves, participante de edições anteriores, também reforçou os impactos positivos da Olimpíada, que vão muito além da sala de aula: “Os alunos aprendem novos hábitos, influenciam suas famílias a adotarem práticas mais conscientes, como trocar lâmpadas e eletrodomésticos por modelos econômicos, e se tornam embaixadores do uso eficiente da energia”, afirmou.


Premiações para Alunos e Professores

A ONEE concederá medalhas para os 10.000 (dez mil) melhores alunos premiados, divididas nas categorias de ouro, prata e bronze.
Adicionalmente às medalhas, a ONEE instituirá premiações especiais para alunos e professores. O melhor aluno de cada unidade federativa, conforme classificação final da ONEE, será premiado com uma viagem com todas as despesas pagas (passagem, hospedagem e alimentação), acompanhado de um responsável legal, para participar da Solenidade Nacional de Premiação em Brasília, além de um Notebook como premiação individual. E na Premiação Nacional Adicional, serão reconhecidos os 5 (cinco) melhores alunos do Brasil, entre os 27 melhores de cada UF, que receberão um vale-presente no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) através da plataforma Viva! Experiências.

Já a premiação dos Professores visa reconhecer aqueles que mais se destacarem na trilha formativa e no engajamento de alunos. Os docentes acumularão pontos através da conclusão de atividades da trilha formativa - cada atividade pedagógica concluída soma pontos conforme critérios estabelecidos pela organização da ONEE. E também pela inscrição de alunos, com cada aluno efetivamente inscrito pelo professor somando pontos adicionais. Serão premiados 106 professores, distribuídos nas seguintes categorias:

• Premiação Regional (100 professores): Os 20 (vinte) professores com as maiores pontuações em cada uma das 5 (cinco) regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), conforme divisão oficial do IBGE, receberão vales-presente no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
• Premiação Estadual – Viagem para Brasília: Os 27 (vinte e sete) professores com a maior pontuação em cada estado e no Distrito Federal ganharão viagem com todas as despesas pagas para Brasília (incluindo passagem aérea ou terrestre; hospedagem; alimentação) e participação no evento nacional de premiação.
• Premiação Nacional Adicional: Os 3 (três) professores com maior pontuação no ranking nacional, desde que também estejam entre os que mais inscreveram alunos no programa, receberão vales-presente de R$ 15.000,00 (1º lugar nacional); de R$ 10.000,00 (2º lugar nacional) e de R$ 7.500,00 (3º lugar nacional).
• Premiação por Alunos Destaque: Os professores responsáveis pelos 3 (três) alunos com as maiores pontuações do Brasil também serão premiados com vales-presente de R$ 15.000,00 (1º colocado); de R$ 10.000,00 (2º colocado) e de R$ 7.500,00 (3º colocado).


Resultados que Inspiram

Na edição 2024, o Maranhão foi destaque nacional. Ian Vitor Souza Fonseca, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro e foi eleito o melhor aluno do estado, recebendo premiação em Brasília. Outros onze maranhenses também foram medalhistas, mostrando que o engajamento traz resultados concretos. “A Olimpíada foi muito importante, pois me deu mais conhecimento sobre economia de energia, aprendizado que vou levar pelo resto da vida”, declarou Ian Fonseca, que estimula os demais alunos a se inscreverem na edição de 2025.

Como Participar

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 30 de setembro no site oficial www.onee.org.br. Alunos e professores interessados devem se cadastrar para participar dos desafios e concorrer às medalhas.

Sobre a ONEE

A ONEE é uma excelente porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas e oferece aos estudantes medalhistas classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, ampliando suas oportunidades de reconhecimento acadêmico e participação em outras competições nacionais.

Em 2025, a ONEE chega à 4ª edição com uma meta ambiciosa: alcançar 500 mil estudantes em todo o Brasil. As inscrições são abertas e gratuitas para escolas públicas e privadas. E com o intuito de reconhecer a atuação dos professores, é oferecido um curso exclusivo, além de materiais e premiações.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

FOTO – DIVULGAÇÃO: Alunos e professores maranhenses que participaram e se destacaram nas edições anteriores da ONEE garantem que vale muito a pena se inscrever e participar.
Equatorial Maranhão apoia ação voltada para alunos e professores das redes públicas e privadas

Com a contagem regressiva para o encerramento das inscrições da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), alunos e professores maranhenses são convidados a dar os últimos passos para garantir participação na edição 2025. Até o momento, o estado já soma quase 10 mil alunos inscritos, 536 professores cadastrados e 262 escolas mobilizadas em 136 municípios — números que reforçam o engajamento crescente na competição.

Educação e Sustentabilidade Caminham Juntas

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pela Abradee, com apoio da Equatorial Maranhão, a ONEE busca sensibilizar os jovens sobre o uso eficiente da energia elétrica. Voltada para alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada, a iniciativa combina desafios em formato de games, aulas on-line e provas objetivas, transformando o aprendizado em uma experiência dinâmica e inclusiva.

Além dos prêmios individuais, a ONEE gera benefícios coletivos. Ao aprenderem sobre eficiência energética, os estudantes tornam-se multiplicadores de boas práticas, ajudando a reduzir desperdícios, diminuir a conta de luz das famílias e contribuir para um futuro mais sustentável.

A analista de projetos da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, reforça a importância da mobilização: “Queremos que alunos e professores de todo o estado participem, pois só têm a ganhar. Essa é uma oportunidade única de inspirar novos comportamentos dentro das escolas e nas famílias”, destacou.

A professora Vanessa Cristina Alves, participante de edições anteriores, também reforçou os impactos positivos da Olimpíada, que vão muito além da sala de aula: “Os alunos aprendem novos hábitos, influenciam suas famílias a adotarem práticas mais conscientes, como trocar lâmpadas e eletrodomésticos por modelos econômicos, e se tornam embaixadores do uso eficiente da energia”, afirmou.


Premiações para Alunos e Professores

A ONEE concederá medalhas para os 10.000 (dez mil) melhores alunos premiados, divididas nas categorias de ouro, prata e bronze.
Adicionalmente às medalhas, a ONEE instituirá premiações especiais para alunos e professores. O melhor aluno de cada unidade federativa, conforme classificação final da ONEE, será premiado com uma viagem com todas as despesas pagas (passagem, hospedagem e alimentação), acompanhado de um responsável legal, para participar da Solenidade Nacional de Premiação em Brasília, além de um Notebook como premiação individual. E na Premiação Nacional Adicional, serão reconhecidos os 5 (cinco) melhores alunos do Brasil, entre os 27 melhores de cada UF, que receberão um vale-presente no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) através da plataforma Viva! Experiências.

Já a premiação dos Professores visa reconhecer aqueles que mais se destacarem na trilha formativa e no engajamento de alunos. Os docentes acumularão pontos através da conclusão de atividades da trilha formativa - cada atividade pedagógica concluída soma pontos conforme critérios estabelecidos pela organização da ONEE. E também pela inscrição de alunos, com cada aluno efetivamente inscrito pelo professor somando pontos adicionais. Serão premiados 106 professores, distribuídos nas seguintes categorias:

• Premiação Regional (100 professores): Os 20 (vinte) professores com as maiores pontuações em cada uma das 5 (cinco) regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), conforme divisão oficial do IBGE, receberão vales-presente no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
• Premiação Estadual – Viagem para Brasília: Os 27 (vinte e sete) professores com a maior pontuação em cada estado e no Distrito Federal ganharão viagem com todas as despesas pagas para Brasília (incluindo passagem aérea ou terrestre; hospedagem; alimentação) e participação no evento nacional de premiação.
• Premiação Nacional Adicional: Os 3 (três) professores com maior pontuação no ranking nacional, desde que também estejam entre os que mais inscreveram alunos no programa, receberão vales-presente de R$ 15.000,00 (1º lugar nacional); de R$ 10.000,00 (2º lugar nacional) e de R$ 7.500,00 (3º lugar nacional).
• Premiação por Alunos Destaque: Os professores responsáveis pelos 3 (três) alunos com as maiores pontuações do Brasil também serão premiados com vales-presente de R$ 15.000,00 (1º colocado); de R$ 10.000,00 (2º colocado) e de R$ 7.500,00 (3º colocado).


Resultados que Inspiram

Na edição 2024, o Maranhão foi destaque nacional. Ian Vitor Souza Fonseca, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro e foi eleito o melhor aluno do estado, recebendo premiação em Brasília. Outros onze maranhenses também foram medalhistas, mostrando que o engajamento traz resultados concretos. “A Olimpíada foi muito importante, pois me deu mais conhecimento sobre economia de energia, aprendizado que vou levar pelo resto da vida”, declarou Ian Fonseca, que estimula os demais alunos a se inscreverem na edição de 2025.

Como Participar

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 30 de setembro no site oficial www.onee.org.br. Alunos e professores interessados devem se cadastrar para participar dos desafios e concorrer às medalhas.

Sobre a ONEE

A ONEE é uma excelente porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas e oferece aos estudantes medalhistas classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, ampliando suas oportunidades de reconhecimento acadêmico e participação em outras competições nacionais.

Em 2025, a ONEE chega à 4ª edição com uma meta ambiciosa: alcançar 500 mil estudantes em todo o Brasil. As inscrições são abertas e gratuitas para escolas públicas e privadas. E com o intuito de reconhecer a atuação dos professores, é oferecido um curso exclusivo, além de materiais e premiações.