A Liquigás adimitiu problemas com botijões de gás liquefeito de petróleo
 (GLP) em São Luís, pela primeira vez, nesta sexta-feira (22). Por meio 
de nota, a empresa explicou que "paralisou suas atividades devido à 
detecção de não conformidades com GLP adquirido", declarando, ainda, que
 a suspensão do processo de envase deu-se em virtude da tomada de 
providências internas.
A empresa diz que a paralisação deu-se em virtude de uma "conjunção de 
fatores", o que teria ocasionado " o atraso da entrega do produto no 
centro operativo de São Luís". A nota informa que o envase foi retomado 
às 13h de terça-feira (19) e nega que a Liquigás tenha "comercializado 
qualquer produto em desconformidade com as normas vigentes".
Entenda o caso
É a segunda vez que a empresa se pronuncia. O problema veio à tona no 
início da semana, quando o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) 
começou a investigar denúncias de que os botijões de GLP para uso 
doméstico fornecidos às revendedoras de São Luís estariam sendo 
envasados com gás e água.
Na terça-feira (19), a suspeita de contaminação paralisou o carregamento
 de caminhões dos revendedores, que ocuparam o pátio da distribuidora à 
espera do produto. No mesmo dia, a Liquigás disse, por meio de nota, 
desconhecer qualquer ocorrência de presença de água nos botijões de GLP 
da empresa, dizendo, ainda que o atraso no abastecimento ocorreu por 
falta de energia elétrica.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar), no entanto, negou qualquer 
registro de falha naquele dia. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) 
confirmou que técnicos viriam ao Maranhão para investigar a denúncia, 
mas, até o momento, ninguém da empresa veio ao estado.
Na quarta-feira (20), a promotora de Defesa do Consumidor Lítia 
Cavalcante, notificou a empresa, pedindo explicações sobre as suspeitas 
de irregularidades. Ontem (21), o MP e a Associação Maranhense de 
Revendedores de GLP confirmaram suspeita de que 951 botijões da empresa 
estariam contaminados.
A empresa Liquigás fornece gás de cozinha a 35 milhões de consumidores 
em 23 estados do Brasil. Em caso de suspeita de contaminação do botijão 
de GLP, o consumidor deve comunicar a Agência, pelo 0800-970-0267 ou por
 meio do site www.anp.gov.br.
Com informações do G1 MA

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