Foto 01: A placa de Honra ao Mérito para o cantador João Chiador, do Boi de São José de Ribamar, entregue pelos vereadores Gutemberg Araújo, Isaias Pereirinha, Marlon Garcia e Fábio Câmara
Foto 02: Cantador Sabiá, do Boi da Madre Deus, recebendo a placa de Honra ao Mérito, das mãos dos vereadores Fábio Câmara e Pedro Lucas Fernandes, do Secretário de Assuntos Políticos de São Luís, Osmar Filho, e dos vereadores Marlon Garcia e Fábio Câmara;
Foto 03: A placa de Honra ao Mérito para o Mestre Apolônio Melônio, entregue pelo Comandante da PMMA, Cel Franklin Pachêco, vereadores Gutemberg Araújo, Isaias Pereirinha, Marlon Garcia e Fábio Câmara;
Foto 04: Cantador Humberto, do Boi de Maracanã recebendo a placa de Honra ao Mérito, entregue pelos vereadores Fábio Câmara e Marlon Garcia.
SÃO LUÍS-MA: Na manhã desta quarta-feira (04), a Câmara Municipal de São Luís homenageou quatro mestres de toadas do bumba-meu-boi maranhense, em uma sessão solene solicitada pelo vereador Fábio Câmara. Na cerimônia, três dos cantadores-ícones - Humberto de Maracanã (Boi de Maracanã), João Chiador (Boi de São José de Ribamar) e Sabiá (Boi da Madre Deus) – receberam de Fábio Câmara, diplomas de honra ao mérito. Já o quarto mestre-cantador, Apolônio Melônio (Boi da Floresta), recebeu o diploma das mãos do vereador Marlon Garcia, que foi quem lhe propôs a honraria.
A solenidade em homenagem as personalidades que contribuem com a cultura ludovicense, reuniu outros convidados envolvidos diretamente com o folclore, além de autoridades. Marcaram presença no encontro, o Secretário de Assuntos Políticos de São Luís, Osmar Filho, representando o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o Comandante da Policia Militar do Maranhão, Cel. Franklin Pachêco; a comunicadora Helena Leite, representante do Boi da Pindoba, e o cantor e instrumentista Roberto Ricci, que abrilhantou a festa com suas belas canções.
O vereador Marlon Garcia afirmou que “homenagear quatro ícones da cultura, não só maranhense, como da cultura brasileira, é mais do que um dever desta Casa Legislativa”. E completou: “Essa é uma forma de agradecer aos nossos mestres que souberam resistir e preservar muito mais do que a cultura, mas também a nossa alma maranhense. Queremos que ações como esta se tornem parte do nosso calendário de atividades e passe a ser um compromisso dos próximos governos”, declarou.
[Box]
Câmara propõe aposentadoria aos mestres da cultura
Na solenidade, Fábio Câmara fez um pronunciamento justificando sua propositura, dizendo que “os homenageados, além de possuírem uma extensa folha corrida de bons serviços à cultura ludovicense, fazem parte do patrimônio cultural do folclore local”.
Segundo Câmara, “as homenagens tem de ser concedidas ainda em vida. Minha preocupação maior é com o final das vidas destes homens, com o fato deles, muitas vezes, não possuírem um porto seguro para repousar seus corpos cansados do trabalho. Peço a esta Casa para que façamos uma lei autorizativa e a enviemos ao Executivo, para que todas as pessoas que fazem a cultura em nossa cidade possam ter uma aposentadoria digna”.
Fábio disse ainda que pretende elaborar um projeto de lei autorizativa que atenda as necessidades dos cantadores que envelhecem defendendo a cultura popular do Maranhão. “O problema do desamparo aos artistas fica mais grave com o passar dos anos, pois, é na velhice que eles mais precisam de apoio. Como não têm salário fixo no final do mês, a maioria não consegue pagar INSS ou plano de aposentadoria privada”, destaca.
“Eles (artistas) não têm 13º salário e acesso a programas sociais ou habitacionais. Mesmo assim não desistem de levar cultura ao nosso povo”, defende o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário