sábado, 12 de abril de 2014

Projeto Técnico de Constituição do SICOOB Empresarial será entregue ao Banco Central


Com um milhão em capital social e 140 associados, a Cooperativa de Crédito de São Luís e Região celebra o término da fase de constituição do projeto já aprovado na Central das Cooperativas de Crédito do Nordeste – SICOOB- NE e que será entregue ao Banco Central.

Os 140 empresários que já fazem parte do SICOOB Empresarial estiveram reunidos nesta quarta-feira (dia 09), na Associação Comercial do Maranhão para conhecerem o projeto técnico de constituição da Cooperativa de Crédito de São Luís e Região.  O projeto já foi aprovado pelo Sicoob Nordeste e deve ser encaminhado para análise e aprovação do Banco Central na próxima semana.
O projeto apresentado aos empresários é um estudo detalhado sobre a importância da implantação desta cooperativa de crédito na região norte do Estado. Bem como informações a respeito da realidade socioeconômica e cultural das 13 cidades que a cooperativa deve abranger, além disso, o projeto traça um plano de negócios para o SICOOB Empresarial, com detalhes como quadro funcional, estrutura física, sistemas de controle internos, normas e riscos e previsões de investimentos, detalhamento a respeito dos produtos e serviços que serão oferecidos pelo SICOOB Empresarial, bem como os valores, organograma funcional da cooperativa e a projeção de crescimento no número de sócios-cooperados, investimentos, ativos e abertura de agências pelos próximos 03 anos.
De acordo com José Flávio Linhares, consultor do SICOOB e responsável pelo projeto técnico, o documento é um estudo minucioso de várias etapas do processo de implantação do SICOOB Empresarial, além de um plano norteador para ações futuras. Ainda segundo José Flávio o projeto também traz números a respeito do crescimento do cooperativismo de crédito no país. “O projeto visa apresentar ao Banco Central a necessidade real da existência de uma cooperativa de crédito que atenda os empresários da região Norte do Maranhão. O estudo também mostra que esse modelo de instituição financeira já está consolidado no País, mas que ainda apresenta números tímidos na Região Nordeste, daí a importância do Banco Central incentivar a implantação do SICOOB Empresarial, afinal é reconhecido o papel de transformador de realidades socioeconômicas onde as cooperativas de crédito estão inseridas”, relatou.

“O projeto já teve parecer favorável no SICOOB Nordeste, então viemos apresentar aos associados o projeto, recolher assinaturas ainda pendentes para entregarmos no SICOOB Nordeste e a central irá apresenta-lo ao Banco Central”, disse José Flávio.

Assinaturas
Na terça-feira (dia 08), José Flávio reuniu-se com a comissão organizadora da Cooperativa de Crédito e como Danilo Borges do SEBRAE-MA no auditório da AMDA para apresentar as modificações do projeto e recolher as assinaturas da comissão em documentos que compõem o projeto.
A expectativa é que o banco sinalize positivamente acerca da viabilidade técnica da instalação e funcionamento da nova cooperativa de crédito, que pretende atender à demanda da região norte maranhense.
Para o empresária Luzia Rezende, presidente da comissão, “o funcionamento em breve dessa nova instituição de crédito é uma realidade, visto que região dispõe de todas as condições técnicas para tornar viável esse novo negócio, que irá alavancar, mais ainda, o desenvolvimento da região ao apoiar, sobretudo os pequenos empresários, ajudando a fortalecer a economia no Estado”.
Próxima fase
De acordo com José Flávio, após a entrega do documento no Banco Central, a próxima fase é de capacitação, visitas técnicas e preparação para a instalação da 1ª agência do SICOOB Empresarial em São Luís. “Agora começa uma fase muito importante, que é a de capacitação dos sócios-cooperados, seleção e capacitação dos funcionários e tudo isso será feito em parceria e com a consultoria do Sicoob Nordeste e do Sebrae- MA”.
Diretores do Sebrae-MA também assinaram um documento no qual se comprometem a dar todo suporte a cooperativa que nasce em São Luís. “O Sebrae-MA aceitou o desafio de investir nessa cooperativa e acreditar que ela vai mudar a cara da região onde ela está inserida”, disse José Flávio.
Após entregue ao Banco Central, o projeto técnico leva em média 6 meses para ser aprovado e após receber o parecer favorável e a autorização para o funcionamento, o Sicoob Empresarial terá 90 dias para começar a atender. A previsão é que no início de 2015, a 1ª agência  da Cooperativa de Crédito de São Luís e Região seja inaugurada.
Luzia Rezende destacou, que o processo para a implantação já dura 2 anos e sempre foi pautado na transparência de ações e na seriedade. “Quando analisamos esse projeto, temos a certeza que não investimos tempo em algo intangível, posso afirmar que a instalação dessa cooperativa de crédito é uma realidade; um grande feito histórico que garantirá o fortalecimento da economia de São Luís e com certeza das demais cidades que ela se propõem a abranger”, destacou.

Integram o SICOOB Empresarial a Associação Comercial do Maranhão (ACM); Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA); Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas – AMDA; Associação Maranhense de Supermercados – AMASP e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL/São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário