Desenvolvido pela Secretaria de Educação (Semed) através de parceria com o Instituto Neurocenter e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o programa ampliado mobilizará mais de 180 educadores que atuam nas escolas. Eles terão a oportunidade de participar de ações formativas com foco na estimulação neurocognitiva beneficiando mais de duas mil crianças. O programa está alinhado com as diretrizes de governo do prefeito Edivaldo para garantia da qualidade do ensino.
“A grande força deste projeto é a conquista que ele representa com as crianças que são atendidas, com as mães que presenciam o atendimento e com os profissionais que fazem parte deste circuito de afeto, estímulo e desenvolvimento intelectual. Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço e parabenizo a equipe engajada no programa”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro.
Os educadores das escolas contempladas participarão de encontros de formação. A primeira etapa da capacitação foi realizada esta semana quando gestores, coordenadores pedagógicos e professores assistiram à palestra sobre neurodesenvolvimento ministrada pelo coordenador do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie, Eliseu Coutinho. Na ocasião, as idealizadoras do Ativamente, Luce Malba e Jucélia Ganz, apresentaram o Programa e explicaram o funcionamento dele na rede municipal de ensino.
O encontro formativo será realizado mensalmente, sempre aos sábados, durante dez meses, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A próxima atividade está agendada para o dia 17 de maio. Ao longo da capacitação, os profissionais terão a oportunidade de discutir eixos temáticos relativos ao Neurodesenvolvimento aplicado à Educação: “Atualizações em Neurociências”, “Neurobiologia da Aprendizagem”, “Linguagem”, “Memória”, “Atenção”, “Psicomotricidade”, “Fatores Fisiológicos que Interferem na Aprendizagem”, “Musicalização”, “Psicologia Social” e “Planejamento Educacional”.
O PROGRAMA
Criado em novembro de 2012 pelas pesquisadoras Jucélia Ganz e Luce Malba Campos, o Programa Ativamente é aplicado desde agosto de 2013 na rede de ensino pública da Prefeitura de São Luís. O objetivo é estimular o desenvolvimento neurocognitivo e psicomotor de crianças de dois a seis anos, com metodologias simples e de baixo custo. Através do Ativamente são trabalhadas as capacidades linguística, motora, de memória, atenção e raciocínio lógico das crianças, além de habilidades sociais e emocionais.
ESCOLAS MUNICIPAIS CONTEMPLADAS COM A AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA
Newton Barjonas Lobão (Jardim América II)
Anexo Mariana Pavão (Rio Anil/Bequimão)
Darcy Ribeiro (Sacavém)
Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco)
Paulo Freire (Liberdade)
Nielza Lima Matos (João Paulo)
Tom e Jerry (Planalto Vinhais II)
Pastor Estevan Ângelo de Sousa (Cidade Operária).
Nenhum comentário:
Postar um comentário