Durante a caminhada e no contato direto com os moradores , os candidatos trataram de temas importantes para a região, como a necessidade imediata de melhoria nos serviços de saúde, educação e saneamento básico e o desenvolvimento econômico na região.
Na conversa com os movimentos sociais, além da falta de serviços básicos na cidade, foi discutida a situação dos trabalhadores rurais e quilombolas na luta pelo trabalho na terra e a titulação das terras quilombolas, como a recente vitória no reconhecimento da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos.
Itapecuru , segundo dados da Comissão Pastoral da Terra(CPT) no período de 2003 a 2012, está na 9ª posição no Estado em ocorrências de conflitos de terra, com 61 ocorrências. Em relação à educação e pobreza, 18,65% entre 15 e 17 anos não frequentam a escola e 30% da população é extremamente pobre(ganham menos de R$ 77,00 por mês) na cidade.
“Itapecuru-Mirim, apesar de estar entre as vinte maiores cidades de Estado, pelo censo do IBGE/2010, encontra-se na 60ª posição(0,599) em índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDHM), que considera indicadores de longevidade(saúde), educação e renda. Por isso, precisamos resolver esta realidade difícil que vive o povo de Itapecuru-Mirim e os demais municípios do Maranhão, investindo em políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.”, afirma Saulo Arcangeli.

Para Saulo Arcangeli é necessário investimentos na preservação das bacias hidrográficas do Estado e no tratamento de esgoto(apenas 03 cidades no MA, de forma precária, possuem) para garantir abastecimento de água limpa e barata para população, além do desenvolvimento dos municípios. O nosso governo tem o compromisso de preservar o ambiente e combater todas as formas de degradação, com punição aos responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário