sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

GESTÃO CONTINUADA: A EDUCAÇÃO GARANTE BONS FRUTOS NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO EDIVALDO HOLANDA

Graças à estabilidade na condução da educação em São Luís, a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) começa a colher os primeiros bons frutos e a permanência do secretário Geraldo Castro e equipe é a garantia de que dias melhores virão.
Está claro que é preciso tempo para se colher bons indicadores na área educacional e a manutenção do secretário e da equipe à frente da Secretaria de Educação mostra que o prefeito agiu certo ao dar tempo ao tempo, para que os indicadores aparecessem.
A cada levantamento fica mais visível que mudanças só prejudicam a execução de projetos importantes em andamento.
Um exemplo fácil é a ampliação do corpo docente através do seletivo dos professores, com a nomeação de 650 novos professores, aprovados no seletivo feito pela Prefeitura de São Luís. Mais docentes em sala de aula, principalmente em setores carentes, como nas disciplinas de Matemática, Física e Química, melhorou a qualidade de ensino. A isso se soma a garantia de que haverá concurso público a ser realizado este ano.

INFORMATIZAÇÃO -Uma coisa simples, mas de fundamental importância, foi a implantação, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), da gestão informatizada de matrículas, facilitando a vida dos alunos e dos gestores. Houve também a capacitação continuada de professores, construção de novas creches e escolas e instalação de bibliotecas na zona rural da capital. Grandes conquistas que se comam a outras. 

Além disso, houve a distribuição de 15 mil livros para a Educação Infantil, instalação de 30 minibibliotecas na zona rural da capital e a entrega de 44 ônibus climatizados para transporte escolar, além dos que já existiam na Semed, melhorando a vida das crianças no deslocamento de suas casas até às unidades de ensino. Para 2015, está prevista a entrega de mais 20 ônibus.
Esta foi a primeira vez, desde 2008, que meninos e meninas da Educação Infantil receberam os livros didáticos para utilizar como ferramenta pedagógica em sala de aula.
A distribuição de livros também contemplou os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Mais de 310 mil exemplares foram entregues aos estudantes daquele nível de ensino ao longo dos dois últimos anos.
Na questão salarial, o prefeito concedeu aos professores da rede municipal um aumento de 9,5% em 2013, fruto da negociação com a categoria. Uma marca da gestão do secretário Geraldo Castro é o diálogo com os pais das crianças e com os docentes em suas reivindicações.
LIDERANÇA - Até lá fora começa a aparecer o reconhecimento de que a Educação de São Luís está nos trilhos. Ela foi apontada na liderança de acesso à educação entre as regiões metropolitanas do Brasil, na classificação do Atlas de Desenvolvimento Humano, estudo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
Em 2014, a Prefeitura ofereceu 25 mil novas vagas nas escolas. Segundo o documento, na escala que vai de 0 a 1, sendo 1 o valor mais alto, a capital maranhense atingiu o valor 0,737, à frente de localidades como São Paulo, Distrito Federal e Curitiba.
PLANO MUNICIPAL - O Município também não esqueceu a capacitação de professores e implementando de ações de educação inclusiva. Um ponto positivo foi a apresentação, em nível estadual, da versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME).
O documento foi elaborado pela Comissão de Planejamento e Organização do PME para vigorar no decênio 2014-2023 e contempla metas e estratégias voltadas para a universalização e democratização da Educação, bem como para a oferta de uma educação de qualidade social, pautada por valores humanos como inclusão, igualdade, diversidade e promoção da justiça social.
Com o objetivo de dar mais agilidade e transparência às atividades das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinou convênio com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
“A educação é prioridade de nossa gestão e este é mais um importante passo para que possamos informatizar a rede de ensino do município e disponibilizar a melhor estrutura possível para gestores, professores e alunos”, afirmou o prefeito Edivaldo.
DIAS MELHORES - A CPqD é uma fundação com referência mundial no campo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e através do convênio será possível realizar a rematrícula automática dos estudantes, transferências online e haverá mais rapidez na atualização das informações do Censo Escolar, entre outras vantagens.
“A Educação tem sido prioridade na gestão do prefeito Edivaldo e, com certeza, continuará sendo, para resgatar nossas crianças da péssima qualidade de ensino que estavam submetidas. É um processo lento, mas que aos poucos vamos avançando para que em breve tenhamos indicadores ainda melhores”, garante o secretário Geraldo Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário