terça-feira, 19 de maio de 2015

AJE-MA pede inclusão de empreendedorismo na Educação de São Luís

Na manhã desta terça-feira, dia 19, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão recebeu homenagem pelos 11 anos de atividades no Estado. A iniciativa foi do vereador José Joaquim, que entregou ao presidente da AJE-MA, Claudio Gomes, uma placa alusiva ao aniversário da entidade. A solenidade marcou também a abertura da programação da semana em que se acontece o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos – DLI.
Durante a solenidade, o presidente da AJE-MA, Claudio Gomes, destacou dois grandes projetos da entidade: “Empreendedores do Futuro” e o “Minha Primeira Empresa”. Claudio Gomes lançou um desafio aos parlamentares, para que seja instituída em pelo menos uma turma de uma série do ensino público a aplicação da disciplina de empreendedorismo. O Empreendedores do Futuro é desenvolvido em parceria com a OPEE (Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo), que já atua em diversas escolas de todo o Brasil. O projeto tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino públicas e privadas, desde o ensino fundamental até o ensino médio, preparando jovens para a escolha do seu futuro com visão empreendedora. “A intenção ainda é propiciar às crianças ferramentas e práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, além de desenvolver habilidades que permitam aos jovens serem protagonistas das próprias vidas”, destacou o presidente.
O vereador José Joaquim entregou à AJE-MA a cópia da lei nº 5.220, de 07 de janeiro de 2010, que institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular das disciplinas de Ciências Humanas das escolas da Rede Municipal de Ensino, cujo requerimento foi criado por ele. “Acreditamos num futuro melhor para nossos alunos e nada melhor que oferecer a eles ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de características empreendedoras nestes jovens”, destacou o vereador.
A proposta do projeto é oferecer a disciplina de empreendedorismo nas instituições de ensino, possibilitando aos estudantes diversas áreas de conhecimento e o aprimoramento profissional e pessoal. Para isso, o projeto reúne três soluções de capacitação empreendedora, que são incentivo ao comportamento empreendedor, vivência do empreendedorismo como educação para toda a vida e os quatros pilares da educação defendidos pela Unesco – aprender a conhecer, ser, conviver e fazer. Desta maneira, o jovem tem a possibilidade ainda de experimentar sua capacidade de tomada de decisões, aprende a trabalhar em equipe e buscar soluções.
Este projeto já funciona em outros estados brasileiros, a exemplo do Goiás, no qual cerca de 300 crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Amélia Candido do Brasil, iniciaram a participação de um projeto piloto e passaram e integrar o “Empreendedores do Futuro”. Foram parceiros na implantação do projeto, além da AJE Goiás, o SEBRAE, a Secretaria de Educação do Município de Aparecida de Goiânia, a Junior Achievement e a LG Sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário