Com foco na inclusão sócio produtiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis de quarenta municípios, o Projeto PRO CATADOR Maranhão realizou a primeira Oficina Local no município de Matões do Norte na Câmara Municipal -Plenário Senador Alexandre Costa, durante o período de 20 a 21 de julho. O projeto Pro Catador é uma intervenção do Governo do Estado do Maranhão através da SETRES- Secretaria do Trabalho e Economia Solidária e pretende contribuir com organização social e econômica dos catadore(a)s em grupos econômicos solidários a partir de capacitações, formações e acesso a políticas públicas.
A abertura da oficina contou com a presença de Julio Guterres, Secretário Adjunto de Trabalho e Economia Solidária, com o Prefeito Solimar Alves de Oliveira, da Coordenadora do Projeto, Conceição Pearce, além de vereadores e Secretários Municipais. Na ocasião Júlio Guterres agradeceu o apoio dos demais secretários que apoiaram o evento e puderam se fazer presente, assim como o presidente da Câmara Municipal. Ressaltou que “a oficina local do Projeto Pro Catador tem o devido papel de conscientizar a população, os gestores e também os catadores, mesmo que no ano de 2014 tenha sido o prazo limite para as prefeituras se ajustarem e esse prazo tenha sido prorrogado, não se deve deixar essa discussão de lado e adiar a fazer o que deveria ser feito”.
Contando com mais de 90 participantes, Matões do Norte e os entes públicos abrigaram de braços abertos o projeto e os gestores públicos municipais colocaram Matões do Norte como município piloto para execução das ações do Projeto Pro Catador MA.
A Oficina Local finalizou com o compromisso assumido pelos presentes em somar forças com catadores, poder público para levar adiante as ações de destinação correta dos resíduos no município de Matões do Norte com o total apoio do Projeto Pro Catadores, Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania.
O secretario Júlio Guterres agradeceu a acolhida do município e disse que era exatamente daquela forma que as coisas deveriam caminhar, juntas, com as devidas parcerias entre prefeitura e Estado. Segundo Julio Guterres, as parcerias com as prefeituras municipais, com a sociedade civil organizada, associações e cooperativas são de fundamental importância para a o sucesso das ações
Nenhum comentário:
Postar um comentário