quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Escolas da rede municipal promovem atividades alusivas ao Natal

 

Escolas da rede municipal promovem atividades alusivas ao NatalCantatas natalinas, dramatizações do nascimento de Jesus, concursos culturais e apresentações de música e dança. Durante o mês de dezembro, as escolas da rede municipal de São Luís encontraram diversas formas de trabalhar o significado das festas de final de ano com os estudantes. As atividades foram organizadas pelos professores com o apoio da gestão escolar.
Nesta quarta-feira (23), a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Teixeira Goulart (Cohab) realizou uma cantata natalina. Com o tema "História do Natal no Egito", a cantata foi apresentada na quadra poliesportiva da escola, por aproximadamente 380 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A apresentação foi prestigiada pelos professores e pais das crianças.
A atividade já está incorporada ao calendário de final de ano da unidade escolar, conforme explica a gestora da unidade de ensino, Adriana Fajardo. "Esta é uma atividade cultural que realizamos todos os anos. Além de desenvolver os talentos dos nossos estudantes, aproveitamos essa oportunidade lúdica para resgatar valores como amor e fraternidade e promover uma maior interação das famílias com a escola", disse a gestora.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou professores e estudantes pela qualidade nas apresentações e pela criatividade na elaboração dos projetos. "Desejamos um feliz natal a todos os nossos estudantes e educadores. Parabenizo a todos pela dedicação que transformou as festividades de final de ano em oportunidades de aprendizado lúdico, capaz de desenvolver habilidades e ultrapassar o espaço da sala de aula", disse o titular da Semed.
Marcilene de Cássia Buna Santos, professora da U.E.B Rubem Goulart, destacou que além de trabalhar a história do Natal e o significado da data comemorativa, foram trabalhadas pedagogicamente habilidades como oralidade, linguagem e memorização. "As crianças aprenderam 10 músicas e mais o texto da peça. Todas se aplicaram muito, e por isso tivemos um resultado esplêndido. Todos estamos muito felizes", disse a professora.
Cauã Felipe Garcia, 11, orgulha-se de ter representado José, pai do menino Jesus, na encenação natalina. "O Natal é momento de amor e união. É bom para que todas as famílias reflitam sobre o nascimento de Jesus", afirmou. Geovana Deslee Marques Brasil Freire, 11, do 5º ano da U.E.B. Rubem Goulart, também gostou de interpretar Maria. "Me dediquei muito para fazer tudo certinho na apresentação do natal. A nossa ideia foi mostrar para as pessoas que assistiram que o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus. O cenário e as fantasias deixaram tudo muito mais bonito", contou a garota.
A encenação deixou orgulhosos os pais que estavam na escola. José Garcia, 53, pai de Cauã, destacou o talento e o entusiasmo das crianças. "Meu filho ficou muito entusiasmado em ter um papel importante na peça da escola. As professoras estão de parabéns porque a apresentação foi interessante e dinâmica," elogiou o pai.
PARCERIAS
Na U.E.B. Dilson Ramos Bessa (Vila Esperança), a festa de Natal foi realizada a partir de parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A escola recebeu a visita do Papai Noel, que trouxe 400 presentes que foram distribuídos entre os estudantes da unidade de ensino e também para crianças da comunidade em uma manhã recheada de brincadeiras. Como parte da programação natalina da escola, foi realizada também a cantata natalina intitulada "Jesus Cristo, nosso melhor presente nesse Natal". A atividade, que há cinco anos faz parte da programação tradicional de fim de ano na escola, reuniu cerca de 60 crianças de 3 a 5 anos de idade.
Quem também organizou uma cantata natalina para as famílias dos estudantes e a comunidade escolar foi a U.E.B. Olinda Desterro (Vicente Fialho). A apresentação musical intitulada "Celebrando Jesus" foi encenada pelo terceiro ano consecutivo por 78 crianças com idades entre 3 e 6 anos.
A visita do Papai Noel dos Correios também fez parte da programação natalina de várias unidades de ensino da rede municipal. Na U.E.B. Justo Jansen (Centro), as crianças foram orientadas pelos professores na escrita de suas cartinhas para o Papai Noel. Quem ainda não sabia escrever fez o pedido por meio de desenhos. Já as crianças mais velhas fizeram uma produção textual. Com a visita do bom velhinho à unidade de ensino, ninguém ficou sem presente – no total, 119 embrulhos coloridos com todos os tipos de brinquedos foram entregues, um por um, às crianças da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário