quinta-feira, 3 de março de 2016

Notícias da Câmara municipal de São luís

 José Joaquim pede volta dos Corujões e
passarela em avenida do São Francisco
Devido as inúmeras reclamações das pessoas que fazem uso do transporte coletivo no horário após as 22h e durante a madrugada como estudantes e trabalhadores, vereador José Joaquim Guimarães (PSDB) apresentou e aprovou o requerimento 089/2016 solicitando a volta dos conhecidos ônibus “Corujões”, que circulam no horário das 22h até às 5h.
O pedido é feito e encaminhado para o governador Flávio Dino (PCdoB), autoridades do sistema de segurança, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes e aos presidentes dos sindicatos representantes das empresas e dos trabalhadores.
José Joaquim garante que entende a atual situação que o sistema de transporte enfrenta no tocante a questão da segurança, mas procura abordar a necessidade de alguns usuários durante esse horário. 
“Nós temos consciência sobre o atual enfrentamento daqueles que usam o transporte diante do clima de insegurança e violência. No entanto, o retorno dos ‘Corujões’, com a devida segurança, acredito que representantes dos governos, empresários, trabalhadores, usuários e todos atores envolvidos no assunto saibam como sentar e elaborar uma proposta viável que atenda a nossa sugestão”.   
PASSARELAS NO SÃO FRANCISCO - O fluxo de veículos na área do bairro do São Francisco cresceu de forma exorbitante nos últimos anos e não foram criadas vias para pedestres, há muito se faz necessário essa providência. Por isso, o vereador José Joaquim apresentou uma sugestão esta  semana na Câmara Municipal de São Luís, tendo sido aprovada unanimemente pelo plenário.
Por meio de requerimento o tucano quer que o Legislativo Ludovicense encaminhe ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e aos secretário municipais de Trânsito e Transporte e de Planejamento e Desenvolvimento, “que seja realizado levantamento para elaboração de um projeto executivo para posterior execução de passagens para pedestres (tipo passarela) na Avenida Castelo Branco, no bairro do São Francisco”.
Garantida reforma de campos e
quadras poliesportivas de São Luís
Na tarde de terça-feira, 1, foi oficializada a assinatura de contrato de repasse entre o Ministério de Esportes e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel), de R0$0 1,5 milhão, para execução das obras de reforma e ampliação de campos de futebol e quadras poliesportivas de São Luís. 
O contrato é referente à emenda parlamentar do senador Roberto Rocha (PSB), que destinou o recurso atendendo a uma solicitação feita pelo vereador Roberto Rocha Júnior (PSB). Vários bairros da capital maranhense serão beneficiados.
O ato de assinatura, que ocorreu na sede da Superintendência da Caixa Econômica, contou com a presença do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), do secretário Estadual de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, do superintendente Regional da Caixa, Ricardo Porto e de representantes da Liga Desportiva do Recanto Fialho.
A emenda, que será aplicada ainda este ano para a revitalização dos espaços esportivos de São Luís, foi um trabalho conjunto do gabinete do vereador Roberto Rocha Júnior com o do senador Roberto Rocha, que viabilizou a liberação do contrato junto ao Ministério de Esportes.
“Estamos todos muito contentes, pois com esse recurso já podemos realizar algumas solicitações de vários bairros que chegam diariamente ao meu gabinete. Sabemos que o esporte é uma ferramenta eficaz de socialização, capaz de afastar os jovens das drogas e da criminalidade. E, nós políticos temos que incentivar e promover cada vez mais políticas públicas de incentivo ao esporte e a outras práticas de inclusão social, sobretudo, nos bairros mais carentes”, disse Roberto Rocha Júnior.
O campo de futebol Verona, localizado no bairro Vila Vicente Fialho, está entre os campos de São Luís que serão beneficiados com o contrato. O local, onde é desenvolvido torneios, gincanas e eventos culturais, é o único espaço de lazer de toda a região, como Vila Cruzado, Vila Jiboia, Vila União.
“Estamos todos muito agradecidos ao vereador Roberto Júnior, que por intermédio do senador Roberto Rocha conseguiu mais esse benefício para o nosso bairro”, agradeceu o vice-presidente da Liga Desportiva do Recanto Fialho, Antônio Pedro da Silva, o “Ceará”.
Quem também comemorou a liberação da emenda foi o secretário da Sedel, Márcio Jardim. Ele agradeceu a indicação da emenda e ressaltou a importância que o recurso trará para o estímulo do esporte em São Luís.
“Essa emenda é um benefício que temos que aplaudir, pois trará muitas melhorias para São Luís. Só temos que agradecer o apoio dos nossos parlamentares em proporcionar aos moradores de nossa cidade, a oportunidade da prática de esporte, em especial do futebol”, ressaltou.
Segundo ele, a equipe técnica de engenharia da secretaria vai iniciar as visitas técnicas nos locais que serão contemplados com as melhorias e analisar todas as medidas a serem tomadas para que as reformas aconteçam no tempo mais exíguo possível
Vereadora pede linha de ônibus
para três bairros do Itaqui-Bacanga
O plenário da Câmara de São Luís aprovou, por unanimidade, requerimento de autoria da vereadora Eidimar Gomes (PSDB), solicitando ao prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, a implantação de uma linha de ônibus que atenda os bairros Gancharia, Fumacê e Alto da Esperança, localizados na área Itaqui-Bacanga. No documento, aprovado nesta terça-feira (1º), a vereadora tucana pede que a linha a ser criada seja alimentadora e que passe integrar o Terminal da Praia Grande.

Eidimar Gomes observa que as pessoas destas comunidades chegam a utilizar mais de quatro conduções diferentes no deslocamento para a escola ou o trabalho. Segundo ela, os que optam por tomar linhas alternativas precisam fazer longas caminhadas.

"Esta solicitação tem por objetivo diminuir os custos com passagem atendendo a uma grande camada da população que reside nestes bairros e que em deslocamento é penalizada pagando várias passagens", declarou a tucana em sua justificativa.

SAIBA MAIS:
A área Itaqui-Bacanga é uma das mais populosas da capital maranhense, com uma população estimada em 250 mil habitantes, segundo dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), distribuídas em mais de 50 comunidades entre bairros e vilas. De acordo com dados obtidos pelo gabinete da vereadora Eidimar Gomes, a região tem em média cerca de um milhão de passageiros por mês com pouco mais de 20 linhas de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário