segunda-feira, 4 de abril de 2016

Estudantes de BICT apresentam projetos de braços mecânicos hidráulicos

 
A atividade proporcionou aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na disciplina Mecânica dos Fluidos I
 
Estudantes do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) construíram braços mecânicos hidráulicos como parte avaliativa da disciplina Mecânica dos Fluidos I. Durante a apresentação dos cinco projetos, foi discutida a preocupação com a segurança do trabalho, com o orçamento e as dificuldades enfrentadas pelos grupos.

O trabalho proporcionou aos alunos a contextualização e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a disciplina. “O objetivo da atividade é agregar conhecimento dentro da área, a partir da projeção de um braço mecânico hidráulico que permita o levantamento e transporte de uma massa padrão para posições preestabelecidas, abordando o Princípio de Pascal e Stevin”, explicou o professor Wener dos Santos.

O Princípio de Pascal afirma que um acréscimo de pressão exercido em qualquer ponto de um fluído é transmitido para todo o fluído. Já o princípio de Stevin permite calcular a pressão de um líquido em repouso, tendo em uma das suas conclusões a observação de que, quando em equilíbrio, as pressões de um líquido são iguais em todos os pontos da mesma horizontal. A partir desses princípios, os estudantes puderam projetar e dimensionar o braço mecânico hidráulico.

“Nosso trabalho reutilizou materiais que tínhamos em casa e foi divido em duas etapas. Na primeira, construímos a parte física, a haste do braço mecânico. Em seguida nos preocupamos com a hidráulica, parte mais difícil do projeto. Utilizamos seringas e mangueiras e tivemos que ter todo o cuidado para não deixarmos espaço para o ar, pois a presença de qualquer quantidade desse elemento pode comprometer a movimentação do braço mecânico”, contou a estudante e líder de um dos grupos, Yasmin Álvares.

Todo esse trabalho possibilita o desenvolvimento de ideias e a modernização de equipamentos que podem ser aplicados em diferentes áreas, como na saúde. Trabalho que orgulha o estudante Ariel Policarpo. “O bom da engenharia é colocar em prática aquilo que se lê”, finalizou Ariel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário