O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realizou, no último fim de semana, o ‘3º Seminário de Conservação de Solos’, no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Codó, em parceria com o Grupo Gestor do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).
Voltada para produtores, estudantes e técnicos do setor, a iniciativa faz parte do trabalho do Governo do Estado direcionado ao ABC e foi uma programação simultânea à Agritec de Codó.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, capacitações como essa contribuem para o avanço tecnológico do setor produtivo. “Nossos esforços buscam elevar não somente nossos índices de produção, como nosso patamar tecnológico, por meio de práticas que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e para o desenvolvimento do estado, gerando emprego, renda e justiça social, diretrizes da gestão do governador Flávio Dino”.
Durante o evento, foram realizadas as palestras ‘Solo agrícola – uso correto, manejo e conservação’; ‘Carbono no solo e emissões de efeito estufa na agricultura conservacionista’ e ‘Técnicas do Plano ABC no contexto do solo’, ministradas por representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Embrapa Cocais e Embrapa Meio Norte (Piauí).
Uma das participantes dos debates, Ana Cristina Barbosa, aluna do curso de Ciências Agrárias do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Codó, destacou a importância do evento, principalmente as discussões sobre Agricultura de Baixo Carbono. “Eu já tinha visto algumas coisas só sobre crédito de carbono. Informações como essas são muito importantes tanto para os alunos quanto os agricultores, que podem conhecer mais sobre essas práticas e levar para suas comunidades”, afirmou.
A realização do seminário também foi destacada por Iedo Barros, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, elogiou a iniciativa. “São palestrantes muito capacitados e interessados em difundir o assunto e há um interesse muito grande da nossa parte também, de saber mais. É um trabalho que avaliamos como muito positivo”, disse.
Capacitações em Agricultura de Baixo Carbono
Entre fevereiro e março deste ano foram realizadas duas capacitações sobre agricultura de baixo carbono, que contaram com mais de 70 profissionais e palestrantes de todo o país. As capacitações estão sendo realizadas por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Agricultura de Baixa Emissão de Carbono tem como base estratégias, processos, métodos e sistemas que permitam conciliar a produção de alimentos, madeira e bioenergia com redução de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs).
O primeiro módulo do curso abordou a ‘Recuperação de Pastagens Degradadas’ e ‘Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Florestas’. Já o segundo módulo discutiu ‘Sistema de Plantio Direto’ e ‘Florestas Plantadas’. Todos os técnicos capacitados atuarão como multiplicadores desses conhecimentos nas pequenas propriedades do estado.
Em maio, a Sagrima vai realizar eventos de capacitação no interior do estado. Serão promovidos cursos de capacitação em elaboração de projetos em seis regionais do estado: Caxias, Presidente Dutra, Santa Inês, Balsas, Chapadinha e Zé Doca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário