O projeto desenvolve, há 18 anos, serviços de atenção à saúde de crianças e adolescentes, no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve)
SÃO LUÍS – A criação de um ambulatório que pudesse favorecer tanto a população quanto a universidade: esta foi a iniciativa do curso de Medicina que surgiu há 18 anos para suprir a superlotação nos hospitais e ampliar o tratamento da saúde infantil, atrelada à qualificação e humanização de estudantes da instituição. O atendimento é gratuito desde o início das atividades, na sede do Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve).
Depois de quase duas décadas, o projeto “Ambulatório de Cuidados Primários em Pediatria” continua sendo reconhecido pela comunidade científica. O trabalho desenvolvido, além do reconhecimento da comunidade em que está inserido, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mérito Acadêmico, na área da saúde, em 2015.
A honraria se deve às ações ainda realizadas com destreza no Neve que oferecem atenção integral a crianças e adolescentes por meio de atividades de extensão. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria de Jesus Torres Pacheco, a premiação impulsionou o aperfeiçoamento dos serviços realizados na Vila Embratel. “O prêmio reflete nossas ações e tem um significado importante porque nos faz pensar em que pontos devemos melhorar na relação com a comunidade”, explicou.
Desenvolvido por discentes e alunos do curso de Medicina, o programa conta ainda, com o auxílio de uma equipe de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), participantes do projeto Saúde da Família, do Governo Federal. Serviços como imunização, visitas domiciliares, cadastro bolsa-família, nutrição, prevenção da hipertensão arterial, acompanhamento de gestação, detecção precoce de transtornos mentais são realizados pelos profissionais.
O fato dos alunos prestarem atendimento não afeta a participação da comunidade nas ações do ambulatório, como explica Tárcia Heliny, aluna participante: “Apesar dos atendimentos serem feitos, na maioria das vezes, por nós, alunos, com a supervisão das professoras, as famílias sempre participam das ações internas e externas e demonstram confiança nos trabalhos de cuidados à saúde que desenvolvemos no Neve”.
O fluxo de agendamento é contínuo e normalmente sete crianças por dia são atendidas pelos agentes comunitários. Após o cadastro, os bolsistas são responsáveis pelo acompanhamento das crianças tanto no Núcleo, quanto nas casas. “Eu estou satisfeita, porque quando eu não posso ir ao ambulatório, a equipe de saúde vai até minha residência. A comodidade que recebemos aqui no Neve, não encontramos em outro consultório”, disse Carolina Silva, mãe de duas crianças cadastradas.
Saiba mais
O Ambulatório de Cuidados Primários em Pediatria está localizado na Avenida Sarney Filho s/n Vila Embratel. As marcações de consultas são feitas presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário