Carioca teve atuação bombástica na tribuna da Câmara e fora dela: passagem breve, mas memorável
Em apenas 20 dias de mandato como vereador de São Luís, o empresário Paulo Roberto Pinto, mais conhecido como Carioca, apontou sua metralhadora giratória para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que em outubro tentará a reeleição. Com impressionante coragem e mira certeira, Carioca fez, na tribuna e fora dela, graves denúncias de descaso com a saúde, a educação, a infraestrutura, o transporte público, dentre outros setores abandonados pela administração municipal, em sua visão.
Mesmo breve, a passagem de Carioca pelo parlamento da capital, em substituição ao colega Beto Castro, condenado e posteriormente inocentado da acusação de uso de documento falso na eleição de 2012, abalou as estruturas políticas de São Luís. Seu desempenho foi bombástico, como se quisesse por a limpo toda a sujeira produzida e providencialmente ocultada até então.
Alegando ter sido injustiçado por não assumir assento na Câmara desde o início da atual legislatura, Carioca posicionou-se como voz ativa e estridente em defesa dos cidadãos oprimidos por um sistema que favorece tão somente os que têm acesso ao poder e se dispõem aos conchavos políticos.
Pelo teor grave dos seus discursos, pela coragem de expor assuntos que costumam ser tabu entre os poderes constituídos e pela disposição demonstrada a cada sessão, Carioca não só deu seu recado, mas provou que pode fazer o contraponto em ambiente marcado muito mais pelo comedimento do que por manifestações francas em favor do povo e contra as artimanhas que costumam alçar determinadas figuras, com mando prolongado e supremo.
Foi uma passagem meteórica, mas memorável, que produzirá forte eco na campanha eleitoral que se avizinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário