Magistrados e servidores de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar – termos judiciários da Comarca da Ilha de São Luís – receberão capacitação em Processo Judicial Eletrônico (PJe) a partir desta segunda-feira (22), no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.
O treinamento se estenderá até o dia 2 de setembro, das 9h às 12h, e das 14h às 18h, e é ministrado por analistas da Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O objetivo é apresentar as funcionalidades do sistema, esclarecendo dúvidas e superando dificuldades no manuseio da nova ferramenta processual.
A capacitação acompanha o cronograma de implantação do processo eletrônico nas unidades judiciais da Comarca da Ilha de São Luís, cuja virtualização já foi concluída em todas as varas de Família e na Vara de Interdição, Sucessão e Alvará da capital.
Nessas unidades judiciais, a prática de atos processuais e sua representação já estão sendo feitas, exclusivamente, por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe) desde o dia 27 de junho deste ano.
A movimentação eletrônica dos processos nas mencionadas unidades permite o ajuizamento de ações e demais peticionamentos diretamente pela internet, 24 horas por dia – inclusive nos fins de semana e feriados, sem a necessidade de deslocamento ao Fórum de São Luís.
“A implantação do PJe representa um verdadeiro marco no Judiciário maranhense, pois o sistema implementa um novo paradigma na forma de tratar processos judiciais, permitindo que a tão almejada celeridade processual seja alcançada, com ganhos de produtividade e eficiência”, afirma o diretor de Informática do TJMA, Paulo Rocha Neto.
SISTEMA - O PJe é um software que permite a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial.
Entre os benefícios trazidos pela ferramenta destacam-se a celeridade processual, redução do tempo de tramitação dos processos no tribunal, elevando a produção de julgados e dando maior velocidade na resposta a demandas individuais e coletivas o âmbito da Justiça estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário