sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cidades brasileiras e suas múltiplas dimensões estarão em debate em São Bernardo

 SÃO BERNARDO – O Campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão sediará, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2016, o I Seminário Nacional de Pesquisas e Estudos sobre as Cidades, que terá como tema “Espaços, Atores e Dinâmicas no Nordeste do Brasil”. O evento pretende constituir-se como um espaço para reflexões e debates interdisciplinares sobre as múltiplas dimensões das cidades brasileiras e maranhenses.
 
Em sua primeira edição, o evento pretende, inicialmente, contribuir para o contato de pesquisadores das instituições maranhenses com estudiosos de outros estados do país e estimular o desenvolvimento da produção científica no Maranhão.
 
Articulando saberes dos campos históricos, antropológicos, sociológicos, artísticos, pedagógicos e culturais como resultado de um ambiente acadêmico interdisciplinar, o seminário também discutirá as complexas realidades das cidades brasileiras, a produção científica, o planejamento urbano, o reconhecimento da diversidade étnica e racial.
 
A programação conta com conferências, mesas de debates, minicursos, oficinas, sessões de comunicações e um workshop. Mais informações podem ser consultadas através da página [www.seminariocitadinos.com/]www.seminariocitadinos.com/.
 
Saiba mais
 
O evento é uma promoção do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades (Citadinos) e do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro das Licenciaturas Interdisciplinares da UFMA, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Prefeitura Municipal de São Bernardo.
 
Confira os eixos temáticos para as sessões de comunicações orais:
 
1 – Ciências Sociais: debates sobre o urbano e o rural;
 
2 – Populações tradicionais no Nordeste do Brasil;
 
3 – Sociedade, desenvolvimento, questões agrárias e meio ambiente;
 
4 – Violências, conflitos e vítimas no Nordeste do Brasil;
 
5 – Politização da vida social e lógicas da ação coletiva;
 
6 – Educação, currículo e questões didáticas;
 
7 – Formação docente, PIBID e estágio em questão;
 
8 – Turismo e cidades no Nordeste do Brasil;
 
9 – Narrativas literárias e artísticas ‘na’ e ‘sobre’ as cidades;
 
10 – Cursos superiores interdisciplinares: experiências e perspectivas;
 
11 - Violência de gênero e questões étnico-raciais;
 
12 - Práticas urbanas: a cidade em análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário