quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Pesquisa avalia a opinião dos turistas sobre o réveillon de São Luís

 
SÃO LUÍS – Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa "Turismo, Cidades e Meio Ambiente", coordenado pelo professor do Curso de Turismo, Saulo Ribeiro dos Santos, analisa a opinião dos turistas sobre o réveillon de São Luís. O objetivo é mostrar a percepção dos visitantes quanto à

infraestrutura e às manifestações culturais no evento “Réveillon de Todos 2017”, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur).

Durante a pesquisa, foram aplicados questionários com 124 turistas no dia 30 de dezembro, na Praça Nauro Machado, localizada no Centro Histórico de São Luís, e no dia 31 de dezembro, na Avenida Litorânea, nas proximidades do Rio Pimenta, ambas das 19h às 22h30.
De acordo com o coordenador do projeto, Saulo Ribeiro dos Santos, o trabalho baseia-se em projetos de pesquisa sobre destinos turísticos inteligentes coordenados pelas universidades espanholas de Alicante, Málaga, Oviedo, Múrcia, e a Politécnica de Madri. A experiência foi repetida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “No Brasil, diversas universidades apoiam o projeto, como é o caso da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa ‘Turismo, Cidades e Meio Ambiente’”, contou.
Saulo acredita que um destino turístico deve adaptar-se às novas exigências do turista para que se torne competitivo perante outros concorrentes. Para tal, é necessário compreender o perfil do visitante e suas peculiaridades. “A formulação de políticas públicas e planos turísticos são oriundos de dados e informações que levam a melhorar a experiência turística, possibilitando que as medidas adotadas se estabeleçam como vantagens competitivas”, explicou.
Segundo os dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, um dos principais setores econômicos em nível mundial, a atividade turística, contribui na cidade de São Luís com 5,4% do PIB local, gerando uma receita de R$ 1,352 milhões e uma renda de R$ 2,028 milhões.
A pesquisa foi realizada em parceria com a Sectur, em nome do Secretário Adjunto de Turismo, Hugo Paiva, e teve participação dos alunos do curso de Turismo Felipe Pereira Costa, Igor Carneiro de Almeida, Josué Barbosa dos Santos, Luciano Rodrigo Silva Pereira, Lígia Michelle Mendonça Carvalho e Regiane dos Santos Cantanhede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário