segunda-feira, 3 de abril de 2017

Primeira feira da agricultura familiar de Araioses garante renda a famílias do Plano Mais IDH

 

 
“O Plano Mais IDH veio em boa hora e deu certo na minha vida e de muitas pessoas. Hoje, eu crio minhas galinhas, tenho minha horta e quando eu estou com alguma dificuldade de prestação atrasada eu pego cinco galinhas, vendo e pago minha conta; é maravilhoso ter a minha própria renda”, disse, com os olhos cheios de orgulho, a dona Maria de Jesus Silva, moradora do município de Araioses, um dos 30 inclusos no Plano Mais IDH, durante a primeira Feira da Agricultura Familiar do município de Araioses realizada no último fim de semana.
 
O sentimento de satisfação estava estampado no rosto de cada um dos feirantes. Como descreveram Tatiana Pereira, do povoado Estremas, e Maria Auxiliadora Nascimento, do povoado Tábuas que dividiram os produtos para a venda na mesma barraca. “Estamos muito felizes de poder vender nossos produtos nessa primeira feira. Essa feira assim cheia de produtos e de consumidores; isso mostra que nós temos sim potencial para vender o que produzimos. Com a assistência dos técnicos do Mais IDH nossa produção é boa com alimentos frescos e saudáveis”, disse Tatiana.
Maria de Jesus Silva, Tatiana Pereira e Maria Auxiliadora Nascimento estavam entre os 15 agricultores familiares protagonistas da Feira em Araioses. A variedade de produtos era grande. Entre milho, hortaliças, melancia, banana, feijão, maxixe, quiabo, frangos e peixes dispostos nas barracas para a venda, a feira de Araioses comercializou um total de R$ 3 mil.
Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a primeira feira de Araioses é uma prova de que o Governo do Estado está no caminho certo. “Essa é a transformação de uma agricultura que não existia. O nosso objetivo é fortalecer quem mais precisa, é fortalecer aquelas pessoas que não tinham oportunidade de avançar. Essa é a primeira de muitas que virão para transformar a realidade do nosso agricultor familiar”. O secretário destacou o apoio e a presença dos representantes da classe dos trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
 
Um dos técnicos do Mais IDH de Araioses, Lindomar Siqueira, explicou que, atualmente, a equipe do município atende 300 famílias, sendo 200 pelo Plano Mais IDH e 100 pelo Acordo de Cooperação Técnica. Ele disse que 80% dos agricultores tem boa produção, o que foi comprovado na primeira feira do município com o bom resultado da comercialização. “O nosso trabalho é assistência continuada. Fazemos visitas semanalmente aos agricultores, tiramos dúvidas, orientamos na produção e comercialização e estamos muito satisfeitos com o resultado. Essa foi só a primeira feira de muitas que pretendemos realizar para melhorar a qualidade de vida do nosso agricultor familiar”, disse.
Durante a feira, por meio do Programa Mais Produção, cada um dos 21 agricultores receberam um triturador forrageiro. Eles são beneficiários da cadeia produtiva de ovinocaprino e foram selecionados por meio de chamada pública. Na oportunidade, o Sistema SAF entregou duas toneladas de sementes de feijão para os agricultores de Araioses. As sementes estão sendo entregues no período correto de plantio, para que o agricultor familiar aproveite as condições do clima, faça o plantio, a colheita e aumente a sua renda. A ação faz parte do Programa Mais Sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário