sexta-feira, 5 de maio de 2017

Reitora Nair Portela abre aula inaugural do primeiro Mestrado Profissional em Saúde da Família

 SÃO LUÍS – Na manhã de quinta-feira, 4, o auditório da Faculdade de Medicina (Famed) da UFMA foi local da aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família, solenidade que contou com a presença da reitora Nair Portela. O projeto faz parte de um programa nacional, o Profsaúde, realizado em rede com 19 instituições , sob a coordenação da Fiocruz e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
O programa faz parte do Projeto Mais Médicos e é o primeiro mestrado profissional em rede, feito exclusivamente para qualificar médicos. A Universidade Federal do Maranhão está entre as sete instituições certificadoras na área Saúde da Família, vinculado com o curso de Medicina e com apoio do Departamento de Saúde Pública da UFMA.
A reitora da UFMA fará parte do corpo docente que dará aula aos mestrandos. A primeira turma é formada por nove alunos e ocorrerá entre 2017 a 2019. “Esse mestrado vai qualificar os profissionais que trabalham na ponta, dando atenção básica. Para a universidade, é relevante fazer parte dessa rede, assim como para o profissional que desenvolve u ma formação bem-qualificada na área com a produção de trabalhos voltados para a prática cotidiana”, declarou Nair Portela.
Para o diretor do Departamento de Pós-Graduação, Walber Lins, representando no ato o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho, esse mestrado “chega com uma função especial, mudando conceitos e preparando os profissionais para uma atuação social”.
A professora Maria do Carmo, coordenadora do Profsaúde na UFMA, destacou a evolução que é proposta pelo curso. “Estamos mudando conceitos e temos consciência de que esse programa tem uma função especial. Estamos preparando profissionais para a atuação social ainda maior”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário