




























Omês de setembro já é bem conhecido por ser um mês dedicado a algumas causas de conscientização, como o setembro amarelo (contra o suicídio) e o setembro verde (doação de órgãos). Mas ele também carrega outra cor, pouco conhecida, mas de grande importância que é a laranja, voltada para a conscientização em torno da segurança do paciente, que celebra no dia 17/09 o Dia Mundial de Segurança do Paciente.
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) não podia ficar de fora dessa corrente e realizou na sexta-feira, 16, o Dia D da Campanha de Segurança do Paciente do HU-UFMA 2022 com o tema "USO SEGURO DE MEDICAMENTOS" e o slogan "MEDICAÇÃO SEM DANOS". A iniciativa busca sensibilizar e reforçar, junto à comunidade hospitalar - profissionais, pacientes e familiares – sobre a importância de seguir os critérios para manter os pacientes seguros e, assim, reduzir riscos, contribuindo para uma assistência de qualidade.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que um em cada 10 pacientes sofre algum dano durante os cuidados de saúde. Este ano, o tema enfatiza a necessidade de promover práticas de medicação seguras para prevenir erros e reduzir danos relacionados a medicamentos.
No HU-UFMA, foi realizada uma grande mobilização e contou com uma enorme adesão das equipes que percorreram todas as áreas do complexo hospitalar distribuindo material informativo e brindes na cor laranja com o intuito de chamar a atenção dos profissionais, pacientes e acompanhantes para a importância de uma assistência segura.
A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, falou mais sobre a ação. “O objetivo é engajar cada vez mais nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes em prol da cultura de segurança efetiva. A segurança deve ser sempre uma prioridade, e discutir e destacar essa causa agrega em excelência e qualidade na prestação de serviços”.
A programação iniciou no dia 11 de setembro com ações promovidas pelos Líderes de Qualidade e Segurança (LQS) nas suas respectivas áreas de atuação por meio do Diálogo Diário de Informação (DDI) da meta 3. No dia 15/09 aconteceu a implantação do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade Estratégica Inovadora em uma rede de Hospitais Universitários Federais. Já no dia 16/09 foi a vez do dia D da Campanha com mobilização nas áreas. E o encerramento será no dia 28/09 com a realização do IV Simpósio de Farmácia Hospitalar e Clínica do HU-UFMA.
Saiba como contribuir:Se você ou um ente querido é um paciente, envolva-se ativamente em seus próprios cuidados
Comunique aos profissionais em caso de sentir-se mal após o uso de medicamentos
Informe aos profissionais em caso de alergias
Evite quedas: peça ajuda se sentir mal-estar
Faça perguntas para estar ciente sobre sua condição de saúde e tratamento
Visitas e acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar no paciente
Confirme sempre o nome do paciente antes de cada procedimento
Lave as mãos antes e depois de tocar o paciente
Profissional de saúde, envolva os pacientes como parceiros sob seus cuidados. Encoraje as notificações sem culpas e aprenda com os erros.
Gestor, invista na segurança do paciente e faça dela a sua prioridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário