quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Fundação Antonio Dino lança Projeto de Informação contra o câncer


O vice-presidente da Fundação Antonio Dino, Antonio Dino Tavares, recebe a imprensa, políticos e convidados, nesta quinta-feira, 28, para oficializar o lançamento do Projeto de Informação contra o câncer. O evento ocorrerá às 10h no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa e é direcionado, principalmente, aos gestores e cuidadores da saúde da população, além da imprensa que divulga essas ações.

O Projeto surgiu dos grandes desafios enfrentados diariamente na luta em salvar vidas acometidas por uma doença às vezes silenciosa e muitas das vezes letal, doença essa que, em alguns casos, se descoberta no início pode ter cura. "Vivemos esse desafio com o aumento do número de pacientes, a falta de informação em procurar atendimento, ou mesmo a prevenção. Com o câncer em estágio avançado todos sofrem mais, paciente, família e equipe médica. Ainda mais quando se sabe que determinados cânceres podem ser evitados, como é o caso do HPV que possui vacina, gratuita, na rede SUS", esclarece Antonio Dino.

Munido dessa informação a equipe médica de várias áreas percebeu o desafio em minimizar esses dados alarmantes, lembrando que há indícios de que até 2030 o câncer irá matar mais que coração, por exemplo.

A Fundação já executa algumas ações preventivas em suas maiores campanhas a fim de identificar e rastrear possíveis causas como: preventivos gratuitos, vacinação, campanhas de conscientização, mutirões cirúrgicos dentre outros. Mas há a necessidade de se fazer mais e de que mais pessoas tomem posse desse compromisso com a população, a família, o amigo... Todos! Dessa iminente crise surgiu o projeto basicamente simples de divulgação de informação, mas, com o grande apelo do envolvimento de toda sociedade, civil e pública.

O Projeto funcionará com módulos temáticos, lançados periodicamente (setembro dourado, outubro rosa, novembro azul, março lilás e julho verde) através de site, vídeo aulas, formulário de cadastro para certificação e comprometimento.

Para participar e ajudar é muito simples, é divulgando Projeto de Informação contra o câncer e disseminando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

As secretarias de saúde (estadual e municipais, estamos falando de todo o Maranhão) devem incentivar seus agentes de saúde e profissionais a participarem do projeto; incentivando a vacinação nas escolas principalmente contra o HPV.

Uma outra ação que atinge diretamente a população que necessita de atendimento tem sido a descentralização do atendimento contra o câncer. Além de São Luís já estamos atendendo em Pinheiro onde muito em breve realizaremos também cirurgias e temos uma obra em andamento em Santa Inês. "A Fundação Antonio Dino entende que o câncer é uma doença que atinge toda a família e amigos. É avassaladora e às vezes muitos pacientes nem sequer têm o direito de se tratar ou por ser o chefe da família, ou por não conseguir chegar até uma unidade de tratamento ou mesmo por vergonha. Daí a necessidade da união de todos", lembrou Antonio Dino.

Serviço:

DATA: 28 DE AGOSTO 2025 | QUINTA - FEIRA

HORÁRIO: 10H

LOCAL: AUDITÓRIO FERNANDO FALCÃO - SÃO LUÍS-MA

Indicação de entrevistado: Antonio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antonio Dino que mantém os hospitais Hospital do Câncer Aldenora Bello em São Luís, Hospital Dr. Antonio Dino em Pinheiro e duas casas de apoio a pacientes em São Luís.

Saiba mais

A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que mantém o hospital do câncer Aldenora Bello e o hospital do câncer de. Antonio Dino, e atua na luta contra o câncer no Maranhão desde 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino após o falecimento do seu marido, o Dr. Antonio Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.

Além do hospital do câncer Aldenora Bello, referência no tratamento oncológico no Maranhão, a fundação mantém o hospital do câncer dr. Antonio Dino em Pinheiro e as casas de apoio que hospedam pacientes do interior do estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital.

A Fundação Antonio Dino completou 48 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade, poder público e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado do Maranhão.

O hospital do câncer Aldenora Bello é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Foi fundado em 1958 após a doação do terreno pela então primeira dama do estado, a sra. Aldenora Bello, e continua sendo o serviço de referência em oncologia no Maranhão há mais de 60 anos.

O hospital do câncer Aldenora Bello oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado. Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o sistema único de saúde (SUS) em mais de 80% dos casos.

Você sabe quem foi Antonio Dino? Um médico, nascido na cidade de Cururupu, foi vice-governador do estado do Maranhão, e o precursor do tratamento e combate ao câncer no Maranhão, fundando o hospital do câncer Aldenora Bello. Em sua homenagem, e todo o seu trabalho em prol do estado do Maranhão, foi dado o seu nome ao hospital localizado no município de Pinheiro, que atende pacientes da baixada.

A manutenção das atividades do hospital do câncer Aldenora Bello e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino tornam-se possíveis através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, doações espontâneas e parcerias.

Você sabia que a Fundação Antonio Dino mantém o único centro de alta complexidade em oncologia, que atende SUS em todo o estado do Maranhão? O hospital do câncer Aldenora Bello.

Atualmente, a Fundação Antonio Dino mantém também núcleo de voluntários, mutirão de combate ao câncer nos interiores do Maranhão, programa de combate ao câncer de pênis, reconstruções mamárias e campanhas de prevenção contra o câncer: março lilás, outubro rosa, novembro azul entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário