Da esquerda para a direita: Edna Coimbra, Alexsandra Aick, Larissa Costa, Nilma Rego, Diana Jardim e Lígia Cutrim, representantes do serviço social do IFMA
Atuando nos setores de atendimento ao educando de diferentes campi, assistentes sociais do IFMA participaram do 4º Fórum de Serviço Social na Educação, realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Com o tema “Política de educação e o mundo do trabalho: movimentos e resistências”, o evento ocorreu no campus da cidade de Franca, contando com a participação de cientistas sociais, estudantes, professores e profissionais tanto da área da Educação quanto do Serviço Social.
De acordo com os organizadores, o Fórum teve a proposta de promover o debate coletivo, a troca de experiências e as discussões críticas relacionadas tanto à política de educação em todos os níveis de ensino quanto ao trabalho profissional do assistente social nesta política social. O Instituto foi representado pelas assistentes sociais Edna Coimbra, Lígia Cutrim de Paula e Alexsandra Aick (Campus Monte Castelo), além de Nilma Rego (São João dos Patos), Larissa Costa (Pedreiras) e Diana Jardim (Maracanã).
Na abertura do Fórum, houve a apresentação da palestra “Educação enquanto categoria ontológica e a política de educação”, por Ivo Tonet, professor de Filosofia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Outro destaque foi a mesa redonda “Educação, trabalho e serviço social”, com Ney Teixeira de Almeida, do programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na manhã do último dia. O evento teve ainda apresentações de trabalhos científicos em diferentes eixos temáticos, oficinas e minicursos, debates com a presença de movimentos sociais ligados à defesa da educação, assim como programação cultural.
“O Fórum possibilitou a troca de experiências sobre o que acontece em todo o Brasil, no que se refere ao trabalho do serviço social na área da educação”, disse a servidora Lígia de Paula, ressaltando ainda as apresentações de trabalhos. Segundo ela, as demais assistentes sociais do IFMA consideraram que a participação em eventos desse gênero promove a reflexão sobre o fazer profissional e a importância da produção do conhecimento com vistas à qualificação das ações do cotidiano.
O Fórum ocorreu juntamente com o 2º Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Serviço Social na área da Educação (GEPESSE), realizador e coordenador da programação ao lado do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMESS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário